MORADORA DE CORDILHEIRA ALTA SOFRE ACIDENTE COM TATURANA

Uma moradora de Cordilheira Alta, teve contato com uma Lagarta Taturana, Lonomia obliqua, e foi encaminhada para atendimento no Hospital Regional Oeste em Chapecó. A Secretária de Saúde do município, fala sobre o estado de saúde da paciente. “A paciente foi atendida, conforme protocolo, mas a situação preocupa pelo alto número de lagartas encontradas no município, portanto a população precisa ter cuidado para evitar acidentes.”

Acidentes com animais peçonhentos devem ser encaminhados para atendimento médico no Hospital Regional de Chapeco, pois o mesmo é o único hospital que possui o soro para o tratamento.

Precauções:

A Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância Sanitária orientam a população quanto a importância de alguns cuidados básicos, que podem evitar acidentes.

• Mantenha árvores nos arredores das residências, pintadas a cal ou tinta branca, em altura de no mínimo 1m do chão, o que facilita a visualização das lagartas;
  • Ao fazer podas ou colher frutas, faça uma vistoria na árvore antes de iniciar o trabalho e se possível, use blusa de mangas compridas e luvas;
  • Oriente criança para que não tentem mexer com as lagartas