ARRAIÁS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RETRATAM ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS

Tradição, cultura, diversão, interação de pais e alunos, aprendizado. São alguns dos ingredientes das festividades juninas que acontecem nas escolas municipais de Cordilheira Alta. Na última semana do mês de junho, as confraternizações  aconteceram na Escola Municipal Bento Gonçalves (29/06) e no Centro Educativo Municipal Medicação (30/06). Além das tradicionais brincadeiras, apresentações artísticas, dança e comidas típicas, o Arraiá 2018 das escolas está tendo um perfil mais cultural e histórico, com o resgate das origens das festividades.

Os familiares que acompanharam os alunos, conheceram um perfil diferente de festa junina, onde o foco não era a apresentação dos alunos e sim, a participação dos pais nas atividades. Os pais deixaram de ser apenas espectadores, para se tornarem participantes da festa.

Dentre as atividades de resgate histórico desenvolvidas, os professores realizaram pesquisas sobre as principais brincadeiras das festas juninas da infância e adolescência dos pais dos alunos e as incorporaram no Arraiá 2018. O resgate proporcionou momentos mágicos de nostalgia, quando pais e filhos brincaram com o tradicional “Jogo das Argolas”, o “Tomba Latas”, entre outros.

Outro ponto que chamou a atenção foi a culinária,   já que cada família ficou responsável por trazer um prato típico e compartilhar com as demais, fortalecendo o espírito comunitário da confraternização.

O prefeito Carlos Alberto Tozzo parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação. “Foi algo diferente do que estávamos acostumados, principalmente na questão das apresentações, mas temos que parabenizar a iniciativa da Secretaria de Educação e das nossas escolas, em resgatar as culturas e costumes das famílias. Estamos vivemos uma era onde os valores familiares estão sendo deixados um pouco de lado e este tipo de trabalho faz com que estes costumes, estes valores permaneçam fortes e isso tem que ser valorizado, pois a família é a raiz de qualquer sociedade”, finaliza.

A DATA DA FESTA JUNINA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL FERNANDO MACHADO FOI ALTERADA DEVIDO AO JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. A FESTIVIDADE ACONTECERÁ NA QUINAT-FEIRA (05) NA PARTE DA TARDE E NA SEXTA-FEIRA (06) PELA PARTE DA MANHÃ.