SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA QUANTO A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLORRETAL

Março Azul Marinho – Mês da prevenção de Câncer do Colorretal

A equipe Multiprofissional do NASF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, desenvolvem durante o mês de março atividades especiais de conscientização quanto a importância da prevenção do Câncer de Colorretal. Março, a exemplo de outros meses do ano, recebeu uma cor, “Azul Marinho”, para reforçar a importância da prevenção. 
No decorrer dos últimos anos as estatísticas de câncer do colorretal no Brasil vem se intensificando, exigindo maior comprometimento das pessoas em relação à prevenção desta doença que atinge parte da população. É necessário ampliar o acesso às informações acerca dessa temática, mobilizando e viabilizando espaços de discussões e orientações sobre a importância nos cuidados diários com a saúde, mudando hábitos alimentares quando necessário e incentivando a pratica de atividades físicas regulares. 
Vale destacar que, atualmente é o terceiro tipo de câncer mais frequentes em homens e o segundo entre as mulheres, e cresce especialmente nas regiões sul e sudeste. A doença está ligada a:
• dietas pobres em fibras, 
• obesidade, 
• consumo excessivo de carnes processadas e de cigarro, 
• sedentarismo 
• genética. Entre os sinais de alerta está à alteração no ritmo intestinal, os sangramentos na região e as distensões abdominais.

Quando diagnosticado o câncer é importante o tratamento médico e farmacológico, mas acima de tudo é preciso acolher a pessoa em suas necessidades, possibilitando o paciente expor o que sente, expressando seus sentimentos e angustias decorrentes da doença. 
Reduza os riscos de câncer colorretal praticando atividades físicas com frequência e mantendo uma alimentação balanceada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.