RECESSO ESCOLAR FOI PERÍODO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇAO DE CORDILHEIRA ALTA

Nesta segunda-feira (30), os alunos da rede municipal de ensino de Cordilheira Alta retornaram as aulas, após duas semanas de recesso escolar. O período sem aulas foi de descanso para os alunos e de formação continuada para os professores e profissionais da educação. Diversas atividades, planejamento, palestras e treinamentos, foram executadas no período coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e com a contribuição de profissionais de diferentes áreas de atuação. A professora Claudia Maria da Cruz, de Curitiba, PR, trabalhou a Formação de Professores da Educação Infantil; A nutricionista Me. Aline Tecchio Borsoi, abordou a temática da Educação Alimentar e Nutricional nos Currículos Escolares; Francieli Cristina Maggioni, Fonoaudióloga, falou sobre a voz como instrumento de trabalho do professor; Me. André Luiz Onghero, historiador do CEOM ( Centro de Memória do Oeste Catarinense), apresentou dados históricos de Cordilheira Alta; Dr. Cleber Fabiano, da Fatum Educação, escola de Pós Graduação e Extensão, especializada em contação de histórias e literatura infantil, trabalhou a leitura como dispositivo cognitivo e cultural; Beto Grasel, do Instituto A Realidade, realizou um treinamento de Lideranças para Gestores e Dr. Ivo Dickmann da UNOCHAPECÓ,  a contextualização dos conteúdos curriculares e aproximação com a realidade aliado ao conceito de competências presentes na BNCC ( Base Nacional Comum Curricular).

A Secretária Municipal de Educação, Katia Ana Di Domenico Cechin, avalia de forma muito positiva a maratona de formação das últimas duas semanas. “A formação continuada é fundamental para a eficácia do processo educativo. Em mais esta etapa que realizamos em Cordilheira Alta, tivemos o prazer de contar com ótimos profissionais abordando temas de diversas áreas, todas muito importantes para o dia a dia dos professores e gestores. Oferecemos aos professores a oportunidade de serem profissionais ainda melhores, e quem ganha com isso são os nossos alunos”, finaliza.