CORDILHEIRA ALTA TERÁ DIA DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

A Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, estará apoiando a coleta de lixo eletrônico e lâmpadas, que acontece no próximo dia 25 de agosto, pela empresa REC, Reciclagem de Eletrônicos Chapecó, especializada no descarte correto dos resíduos. O Lixo eletrônico deve ser levado pelos proprietários até a praça municipal, no dia da campanha, das 8h às 16h, onde a empresa contará com uma estrutura própria para o recebimento. A Secretária de saúde, Rafaela Dezen, lembra da importância do descarte correto dos resíduos eletrônicos. “Estas campanhas são muito importantes, pois o lixo eletrônico não pode ser descartado juntamente com o doméstico. A destinação final destes materiais exige alguns procedimentos diferenciados, para evitar a poluição do solo e das águas e o município não tem as condições necessárias para realizar este trabalho, por isso a necessidade de apoiar estas campanhas das empresas especializadas na área”, ressalta.

Após a coleta no município, a empresa é responsável pelo destino correto dos resíduos, por isso, alguns materiais terão custo para o descarte por se tratarem de contaminantes, valor que será negociado pela empresa diretamente com os proprietários.

MATERIAIS QUE SERÃO COLETADOS SEM CUSTO PARA OS MUNÍCIPES

• Monitores (Desde que completos e fechados);
  • CPU’s;
  • NoBrak’s;
  • Estabilizadores;
  • Centrais Telefônicas e Alarmes;
  • Notebook’s
  • Todos os tipos de cabos e fios;
  • Placas eletrônicas em geral;
  • Fontes;
  • Celulares;
  • Tablet’s;
  • Pilhas e Baterias;
  • Televisores (Desde que completos e fechados)
  • Climatizadores;
  • Ar Condicionado;
  • Máquinas de Lavar Roupas ( Desde que contenham motor )
  • Másquinas de lavar louças ( Desde que contenham motor )
  • Toda linha de eletrodomésticos ( Batedeiras, Liquidificadores, Fornos Elétricos, Microondas, Ferros Elétricos, Secadores de Cabelo, Fogões a gás e a lenha, etc;

MATERIAIS QUE SERÃO COLETADOS, COM CUSTO DE DESCARTE PARA OS PROPRIETÁRIOS

• Lâmpadas de qualquer tipo ou tamanho ( valor de R$ 0,90 por unidade )
  • Monitores de TV abertos, com peças faltantes ou quebrados ( valor de R$ 30,00 por unidade )
  • Máquinas de Lavar Roupas ou louça, geladeiras ou freezer’s, que estejam sem motor ( valor de R$ 50,00 por unidade ).

A Secretaria de Saúde trabalha na divulgação da coleta, todo o trabalho e a responsabilidade é da própria empresa que prestará o serviço.