ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE CORDILHEIRA ALTA TERÁ CAPACIDADE DUPLICADA

Uma das principais preocupações e prioridades do Governo Municipal de Cordilheira Alta é o abastecimento de água. No município todo o serviço de captação, tratamento e abastecimento é realizado pela prefeitura, não há convênio com a Companhia Catarinense de Água e Saneamento ( CASAN ).
Com o objetivo de resolver grande parte dos problemas de abastecimento e atende
ndo a uma antiga reivindicação da população, o governo municipal dará início nos próximos dias a obra de duplicação da ETA, Estação de Tratamento de Água. Hoje a ETA municipal em operação no Bairro Rosa Linda, tem capacidade de tratamento de 20M³/H e com a ampliação passará a contar com uma capacidade de tratamento de 40M³/H.
O valor estimado para a obra é de R$ 314.407,21, dividido em dois itens: Serviço de construção Civil, contemplando a infraestrutura necessária para a ampliação da Estação de Tratamento de Água, no valor de R$ 84.807,21 e Montagem da Nova Estação de Tratamento de Água com capacidade de 20M³/H, quadro de comando elétrico e instalações elétricas, incluindo materiais e equipamentos, no valor de R$ 229.600,00.
O processo licitatório ocorreu no último dia 11 de setembro e a partir da liberação da Ordem de Serviço por parte do município, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (14), a empresa vencedora, Tessari e Faganello Ambiental Ltda EPP, terá um prazo de 180 dias para a conclusão da obra que será executada com recursos próprios do município.
Para o prefeito Carlos Alberto Tozzo, a ampliação da Estação de Tratamento é mais uma obra que deve melhorar a qualidade de vida da população de Cordilheira Alta. “Esta obra é de extrema necessidade, era nosso objetivo desde os primeiros dias de mandato. Nossa população sofre muitas vezes por interrupções no abastecimento de água e a duplicação da Estação resolverá a grande maioria destes problemas. Água é item essencial para as famílias por isso é e sempre será nosso principal compromisso. Desde o início do ano estamos realizando investimentos nos reservatórios, nas redes de distribuição, mas essa obra era nosso foco maior. Existem as questões climáticas, períodos sem chuva que prejudicam o abastecimento e sobre isso não temos como agir, a respeito disso é a população mesmo que precisa fazer a sua parte com o consumo consciente, economizando sempre que possível. O que está ao nosso alcance estamos fazendo para que nossa população tenha uma qualidade de vida melhor e não sofra com interrupções no fornecimento de água. Vamos terminar o ano com a sensação de dever cumprido, pois era objetivo da equipe de governo resolver esse problema. Se tudo correr bem, em cinco ou seis meses a estação já estará operando, com a capacidade que hoje é de 20M³/H aumentada para 40M³/H”, finaliza.