ESCOLAS DE CORDILHEIRA ALTA FARÃO RESGATE HISTÓRICO DAS FESTAS JUNINAS

As festas juninas promovidas pelas Escolas Municipais e Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta, terão um perfil mais cultural do que festivo em 2018. Além das tradicionais festividades e confraternizações, atividades educacionais voltadas para o resgate da história das comemorações serão realizadas em todas as turmas da rede municipal. Segundo a Diretora Geral de Ensino, Professora Maike Elize Techio, todos os professores trabalharam com os alunos questões históricas e culturais relacionadas às festividades, como por exemplo, a origem real da comemoração, que é relacionada à colheita de alimentos. “Além da confraternização, que é tradicional nas escolas, nesse ano nós optamos por trabalhar mais a fundo as questões históricas e culturais. A origem da Festa Junina está ligada ao período da colheita dos alimentos nos campos de cultivo de todo o mundo. No hemisfério sul, adotou-se o costume de festas noturnas, ao redor de fogueiras por conta do frio e do cozimento dos alimentos colhidos. Ao longo dos anos, os povos foram associando essa festa às comemorações das diversas culturas locais. No Brasil, está relacionada ao santo católico São João, a Xangô nas religiões de influência africana e também à cultura dos índios, bem evidenciada na brincadeira de pular a fogueira. Nossa intenção é trabalhar todas estas questões com os alunos, durante os meses de junho e julho, com atividades em sala de aula e externas e não somente realizar a confraternização, como é de costume”, explica. A Diretora de ensino comenta ainda que as confraternizações também sofrerão influência do estudo histórico das festividades. “Cada escola fará sua confraternização, como acontece todos os anos, porém as apresentações, que serão realizadas e preparadas pelos alunos, também contarão um pouco da história da festa. Outro fator bastante importante e que valoriza essa questão do resgate histórico, é que muitas das famílias de nossos alunos são produtores de alimentos. Quem não tem os pais como produtores, tem avós, ou teve os bisavós, enfim, a produção de alimentos é algo muito forte na cultura da região e na história de nossas famílias. Por isso a importância de evidenciar a origem desta festa tão popular”, finaliza.
As datas para realização das festividades foram definidas pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a direção das escolas municipais.
29/06 – E.M. Bento Gonçalves
30/06 – C.E.M. Mediação