FILA DE CIRURGIAS PRATICAMENTE ZERADA EM CORDILHEIRA ALTA

O Governo Municipal de Cordilheira Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou os esforços e os investimentos durante os meses de abril e maio e praticamente zerou a fila de cirurgias no município. Ao todo foram 28 cirurgias nas especialidades  de Clínica Geral e Ortopedia, já realizadas nos hospitais de Abelardo Luz e Coronel Freitas e ainda 07 pacientes para cirurgias de Ginecologia e outros 40 nas especialidades de Otorrino, Ortopedia e cirurgia geral, com encaminhamentos já  realizados e procedimento já agendados. Além destes procedimentos, com recursos próprios do município, ainda foram atendidos outros 05 pacientes com cirurgia de catarata através do mutirão do governo do estado. A Secretária de Saúde Rafaela Dezen, explica que com esta “força tarefa”, o município praticamente zerou a fila de espera. “Sempre haverão pacientes na fila pois não são todos os procedimentos que dependem da gente, é necessário aguardar a agenda do médico, ou os resultados dos exames, enfim, a espera é natural, mas o que nós conseguimos em Cordilheira Alta é não deixar que estes pacientes esperem por um tempo além do normal. Realizamos dezenas de cirurgias nos meses de abril e maio e temos outras dezenas já agendadas e encaminhadas para o mês de junho, o que praticamente deixa nossa fila de espera zerada”, explica.

Entre os meses de janeiro e abril de 2018, a Secretaria de Saúde já realizou mais de 27 mil procedimentos, conforme relatório apresentado na audiência pública