Tudo pronto para o início do Campeonato Municipal de Futsal

Na próxima sexta-feira (10) e sábado (11), acontece a primeira rodada do Campeonato Municipal de Futsal Categoria Livre, de Cordilheira Alta. A competição é organizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, conta com 18 equipes inscritas e tem previsão de término somente no mês de julho. As equipes se enfrentarão na primeira fase no sistema “todos contra todos” em turno único com pontos corridos. Os oito primeiros colocados passam para a segunda fase (oitavas de final), com jogos somente de ida no sistema mata-mata.

Os números demonstram a envergadura da competição:

• Mais de 04 meses de competição;
  • 18 equipes;
  • 161 partidas;
  • Mais de 280 atletas envolvidos;

O Secretário Municipal de Esporte e Cultura, Milton Romanini, explica o porquê de uma competição com calendário mais estendido. “Nós resolvemos criar o campeonato desta forma, para que que todos os esportistas do município tenham direito de participar e para fazer com os atletas possam estar envolvidos durante praticamente toda a competição. Com um torneio mata-mata por exemplo, as equipes vão sendo desclassificadas precocemente e os atletas destas equipes ficam a maior parte do campeonato sem jogar. Com este modo que implantamos todos terão calendário até o dia 08 de julho, que é quando termina a primeira fase, aí sim, passam apenas os oito primeiros colocados”, explica.

O Gerente de esportes do município, Marcio Viecelli, também responsável pelas escolinhas de futsal, fala da importância e da organização da competição.  “E importante pela interação da comunidade, pelo incentivo à pratica de atividade esportiva e também para os alunos das escolinhas, pois competições adultas, bem organizadas como esta, incentivam as crianças a treinar. A organização para um campeonato deste tamanho exige muito, são muitos jogos, quase cinco meses de competição, arbitragem para mais de 160 partidas, tudo tem que ser muito bem pensado antes, para que não ocorram contratempos e as equipes se preocupem apenas com a competição. Neste sistema de pontos corridos o interessante é que todo tem calendário durante pelo menos quatro meses. Acredito que será um ótimo campeonato”, finaliza.