SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E CRAS DE CORDILHEIRA ALTA PROMOVEM OFICINA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

Segundo aponta a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agência do Governo Federal, o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, dados constatados pela World Resources Institute (WRI), uma instituição de pesquisa internacional. O desperdício começa desde a colheita, passa pelos processos de industrialização e distribuição e chega até cozinha das famílias, tanto no preparo com o desperdício de partes de alimentos ricos em nutrientes, assim como nos pós consumo. Com o objetivo de promover maior conscientização quanto ao assunto, o Departamento de Assistência Social e o CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, possibilitou a realização de uma oficina de aproveitamento de alimentos com o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vovó Feliz (SCFV).

Segundo a responsável pelo setor, Assistente Social Marcia Boff, “diversos nutrientes estão presentes em partes que geralmente são descartadas dos alimentos como as cascas por exemplo e a atividade visou conscientizar o grupo quanto a isso, além de ensinar técnicas de aproveitamento e preparo dos alimentos aproveitando estes nutrientes”, comenta. A oficina foi desenvolvida pela nutricionista da Secretaria de Saúde Luciane Pozzebom que palestrou sobre a importância do “Dia da Alimentação” e o combate ao desperdício de alimentos. Após a palestra e a apresentação de vídeos relacionados ao assunto, as participantes foram divididas em grupos para a execução das receitas e no final houve o compartilhamento do lanche, produzido por elas mesmas, com partes de alimentos que geralmente seriam descartados.

                Marcia Boff ressalta a importância da atividade. “Esta atividade possibilitou o fortalecimento dos vínculos entre as integrantes, a comunidade e a família, pois todas participaram realizando um trabalho em equipe”, finaliza.