CORDILHEIRA ALTA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA DE ÁGUA PARA EVITAR ESCASSEZ

O governo municipal de Cordilheira Alta, através da Secretaria Municipal de Água e Saneamento, preocupado com o abastecimento de água para a população, alerta para uso consciente e economia do líquido preciso no dia a dia, devido ao município sofrer com a diminuição dos reservatórios naturais em períodos de estiagens. A maior parcela da água utilizada para o abastecimento em Cordilheira Alta, provem de lençóis superficiais, os quais sofrem com períodos sem chuva, portanto não há melhor alternativa nestas épocas do ano, do que incentivar a economia. A previsão é de chuva para esta quarta-feira (14), mas isto não minimiza os problemas nas fontes de captação, por este motivo o Governo, através da Secretaria Municipal da Água, “aciona o sinal de alerta” e solicita que a população faça a sua parte, economizando e efetuando o consumo consciente, sem desperdícios, reduzindo por exemplo as lavagens desnecessárias de veículos, calçadas, paredes, enfim, toda e qualquer ação que não seja de urgência e necessidade diária das famílias ou empresas.

O município se antecipa com o sinal de alerta, pois a situação ainda não é crítica, mas pode ficar caso períodos longos de estiagem venham a ocorrer. Hoje, com poucos dias sem chuvas, o governo municipal já está sendo obrigado a realizar o transporte de água para algumas regiões que já sofrem com a falta do líquido.

INVESTIMENTOS NA ÁGUA

O governo Municipal vem realizando grandes investimentos na captação, tratamento e distribuição de água, como ampliação de reservatórios, reparos nas redes de distribuição, abertura de poços artesianos e principalmente a duplicação da Estação de Tratamento, porém a falta da água nas fontes de captação, por motivo de estiagem, é algo que foge do controle da administração, por isso a importância do consumo consciente e da economia diária.