NOVO SISTEMA DE PAVIMENTAÇÃO AUMENTA O NÍVEL DE QUALIDADE DAS ESTRADAS RURAIS DE CORDILHEIRA ALTA

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras de Cordilheira Alta iniciou nesta semana um trabalho diferenciado nas estradas rurais do município, que visa dar melhor trafegabilidade para o escoamento da produção agropecuária e aumentar a qualidade de vida das famílias do campo.

O processo consiste no acabamento das estradas com brita graduada e não apenas com cascalho, como é tradicionalmente executado. O sistema proporciona maior durabilidade e estabilidade nas vias.

O trabalho se iniciou na região de Linha Caravágio e será executado em todos os mais de 300Km de estradas municipais. Em alguns pontos críticos, como em uma das serras de Linha Dianista, foram realizadas detonações de roxas, alargamento de vias, drenagens e demais obras estruturais necessárias para a melhoria das estradas, antes da aplicação da brita graduada. No local, a via era muito estreita e as reivindicações por parte da população para melhorias estruturais eram antigas e justas. O Secretário da pasta, Alexandro Aires, explica como o trabalho está sendo executado.

“Nós vamos atender todo o município com este novo sistema de pavimentação. A brita Graduada é o arremate da estrada, antes de aplica-la a gente trabalha a estrutura, redirecionando os desaguadores, bueiros, corrigindo o desnível, em alguns casos como em Linha Dianista até detonado pedreiras para deixar a estrada mais larga, enfim, este material é para o acabamento, mas a base precisa estar bem feita para que a estrada tenha durabilidade. É um investimento maior, pois tivemos que licitar este material, mas é um valor que com certeza dá um ótimo retorno para os agricultores pois a estrada fica excelente. Começamos agora na região de linha Caravágio e vamos dar o giro no município, atendendo a todas as comunidades com o mesmo padrão de serviço” finaliza.