Ranking da CFA aponta: CORDILHEIRA ALTA TEM A 19ª MELHOR GESTÃO PÚBLICA DO BRASIL

Com o objetivo de medir a qualidade da gestão pública dos municípios brasileiros, O Conselho Federal de Administração ( CFA ), criou  o índice de Governança Municipal ( IGM ), e no último relatório divulgado pela instituição, levando em conta os 5.568 municípios brasileiros, Cordilheira Alta aparece na 19ª colocação nacional do ranking “Top 30 IGM-CFA”, que trás na  primeira colocada a cidade de Ilhabela, litoral de São Paulo. Se a tabela for dividida por população de cada município, Cordilheira Alta aparece na segunda colocação nacional dentre os municípios com menos de 5 mil habitantes. A pontuação de Cordilheira Alta é a mesma de Piracicaba, SP ( 0,693 ), porém a cidade paulista aparece na 18ª colocação por critérios de desempate. Logo a frente, na 17ª colocação, aparece São Paulo, SP, com índice 0,694, praticamente empatada com Cordilheira Alta.

O estudo consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho.

O IGM-CFA considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras que, com tratamento estatístico, gerou o resultado para o Índice e para cada dimensão do estudo, com a avaliação e cruzamento de mais de 400 variáveis.

Para o ex-prefeito e atual Secretário de Saúde, Alceu Mazzioni, o resultado é motivo de orgulho toda Cordilheira Alta. “Nós sempre nos preocupamos muito em fazer uma boa gestão e além da boa gestão dos recursos públicos, tivemos o êxito na prática também, nas ações efetivas de saúde, educação, Assistência Social, desenvolvimento econômico enfim, em todas as áreas. Isso se deve a toda a equipe de governo, a todos os servidores públicos e o apoio da maioria dos vereadores da legislatura passada. Graças a tudo isso conseguimos chegar neste indicador que é um motivo de muito orgulho para todos nós que fizemos a gestão pública de Cordilheira Alta”, ressalta.

O Secretário de Administração tanto da gestão anterior como da atual, Mauro Moresco, também se diz orgulhoso pela conquista e credita o resultado à seriedade na gestão dos recursos. “Todos ficamos muito orgulhosos com o resultado. O dinheiro público em Cordilheira Alta é administrado com muita seriedade. Gerir com seriedade os recursos públicos, não significa somente deixar as contas da prefeitura em dia, mas sim, deixar as contas equilibradas sem parar os serviços públicos. O estudo da CFA leva em consideração exatamente isso, finanças em dia, mas acima de tudo, serviços prestados ao cidadão, qualidade na saúde, na educação e em todas as áreas. É muito gratificante porque coroa um trabalho sério de toda a equipe de governo”, comemora.

O prefeito atual, Carlos Alberto Tozzo, garante que o desafio é melhorar ainda mais os índices. “Nós nos dedicamos ao máximo para que Cordilheira seja um lugar cada vez melhor de se viver. Administramos os recursos com muita seriedade e os resultados aparecem não somente nos números, mas na satisfação do nosso povo. Temos grandes projetos em todas as áreas e valorizamos os servidores públicos, pois são eles que fazem a administração acontecer. O ex-prefeito Alceu está no nosso governo como secretário de Saúde e Assistência Social, o secretário de administração da gestão anterior é o mesmo da atual gestão, o Mauro Moresco, tudo isso para que a gente pudesse trazer o que tinha de bom da gestão anterior e acrescentar o nosso estilo de governança, para chegarmos ainda mais longe. Ser a 19ª melhor gestão pública do Brasil e a segunda dentre os municípios com menos de 5 mil habitantes é um orgulho e ao mesmo tempo um compromisso muito grande. Estarmos entre os 30 melhores já é uma grande conquista, mas para mantermos isto, precisamos manter o foco no bom trabalho e contar com a colaboração de todos os servidores públicos, da câmara de vereadores e de toda a sociedade em geral, que no fim das contas é a grande beneficiada”, finaliza.

Alberto Antonio Grasel

Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta, SC