No “Maio Amarelo”, Cordilheira Alta faz ação nas escolas em alusão ao dia 18 de maio

Você sabia que no ano de 2019, a cada duas horas e 13 minutos uma pessoa foi violentada sexualmente em cidades de Santa Catarina? Apenas pelo Disque 100 foram registradas em 2020 no Brasil 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados são alarmantes e não refletem apenas a realidade de cidades grandes.

A coordenadora do Conselho Tutelar, Erica Soares Variani, explica que o município de Cordilheira Alta registrou aumento expressivo de denúncias de violência contra crianças e adolescentes no ano passado. “A maioria dos casos de violência ocorrem dentro da residência da criança. Devido a pandemia, em 2020, as crianças ficaram mais tempo em suas casas e em contato com seus familiares, isto pode ser um dos agravantes que gerou aumento considerável de denúncias de violência contra crianças e adolescentes, então Cordilheira Alta não é diferente de outros municípios, a violência acontece e as denúncias estão chegando até o Conselho”, enfatiza.

A ação

Com o retorno às aulas presenciais, o Conselho Tutelar Cordilheira Alta realiza a partir da próxima segunda-feira (17) ações de orientações e entrega de materiais informativos nas escolas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Nós vamos trabalhar com dois materiais informativos, um deles voltado para crianças do 1º ao 4º ano, uma cartilha lúdica que objetiva a defesa do corpo humano da criança e atividades com fantoches para alunos de 03 a 05 anos. Outro material é voltado para alunos do 5º ao 9º ano, abordando a violência virtual, o perigo com que as crianças passam ao estarem conectadas à internet”, ressalta a coordenadora.

As atividades do Conselho Tutelar irão acontecer nas três escolas municipais e na Escola Estadual. Os alunos que estão na modalidade remota de ensino receberão os materiais em suas residências.

Como denunciar?

Toda denúncia pode ser feita de forma anônima pelo DISQUE 100 ou diretamente no Conselho Tutelar de Cordilheira Alta pelo Telefone/Whatsapp: 49 9 8818 7954 ou 9 8802 5040