Estado reconhece situação de emergência do município de Cordilheira Alta
O Governo do Estado de Santa Catarina reconheceu nesta semana a situação de emergência do decretada pelo município de Cordilheira Alta em razão da estiagem. O município decretou situação de emergência no último dia 23 de abril devido a significativa diminuição do volume de água nos pontos de captação do município; os danos humanos e prejuízos econômicos e sociais decorrentes da estiagem e a necessidade de atendimento urgente às famílias do município, mediante disponibilização de água para o consumo humano e de animais.
Com a situação de emergência o município pode dar respostas mais rápidas às demandas oriundas da estiagem e também acessar de forma mais facilitada recursos federais e estaduais.
No mês de abril a chuva foi escassa em Santa Catarina. Os acumulados foram baixos na maior parte do Estado e não chegaram aos 50 milímetros (mm) nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí.
Em Cordilheira Alta dois poços artesianos secaram e o nível do Arroio São José baixou consideravelmente, e com essa escassez de água diversas áreas econômicas municipais foram afetadas, como a Agricultura, Pecuária, Avicultura e Suinocultura. Foi necessário transporte de água para propriedades rurais e para a Estação de Tratamento de Água.