CONCLUÍDOS OS TRABALHOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO PROGRAMA MULHER VALOROSA

Foram entregues os trabalhos do primeiro semestre às usuárias que fazem parte do Programa Mulher Valorosa, da Secretaria de Assistência Social do município de Cordilheira Alta. Os encontros acontecem nas terças-feiras atendendo as famílias da Linha Ipiranga, Ipiranguinha e Linha Bento Gonçalves, nas quartas – feiras  as famílias da linha Colônia Bacia, nas quintas-feiras  na comunidade de Fernando Machado e nas sextas-feiras atendem as famílias da sede do município e da linha Dal Santo, totalizando em torno de 100 mulheres. As integrantes são acompanhadas pelos técnicos do CRAS (assistente social e psicóloga) e desenvolvem atividades de caráter preventivo pautados na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social. Sempre após o acompanhamento técnico, as participantes realizam trabalhos manuais com a instrutora Erna Dambroski, como confecção de edredons, almofadas entre outros, cujos trabalhos são entregues às mulheres no encerramento do semestre.

O programa faz parte do PAIF – Programa de Atenção Integral a Família  que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).