ABRAÇO SIMBÓLICO À NASCENTE DO LAJEADO SÃO JOSÉ EM CORDILHEIRA ALTA, MARCA O INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

A tarde desta terça-feira(4),  foi especial para Cordilheira Alta e região no que diz respeito à proteção ao meio Ambiente e mais especificamente à água. O “abraço” à nascente principal do lajeado São José que abastece Cordilheira Alta, Chapecó e demais cidades da região, foi uma espécie de comemoração por uma importante etapa no processo de preservação da mata ciliar. Agora, toda a área que fica localizada no Bairro Rosa Linda, perímetro urbano de Cordilheira Alta, conta com uma cerca de proteção e placas indicando que o local é de preservação permanente e, portanto, intocável.

Coordenados pelo Consórcio Iberê e pela EPAGRI de Cordilheira Alta, Alunos de escolas do município e de Chapecó participaram do evento que também contou com a presença do prefeito de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo, Secretários e Vereadores do município, o prefeito de Chapecó e presidente do consórcio Iberê, Luciano Buligon, Polícia Militar Ambiental, juntamente com os jovens do programa Protetor Ambiental de Chapecó, representantes da CASAN e da sociedade de Cordilheira Alta.

A coordenadora do projeto no município, Engª Agrônoma da EPAGRI, Cliciana Bertoldi, explica que o trabalho de proteção já se iniciou há mais de 10 anos. “O projeto Mata Ciliar é do Consórcio Iberê, conta com recursos da Casan e o apoio dos municípios. Consiste basicamente na recuperação da mata ciliar, com o plantio de árvores nas áreas degradadas e a proteção das regiões com a construção de cercas de contenção. Em Cordilheira Alta nós já iniciamos em 2006 este trabalho e temos mais de 40 propriedades contempladas, onde os agricultores recebem todo o material necessário e realizam a recuperação e a proteção sob a nossa assessoria. Aqui, especificamente, nesta área onde realizamos o evento do abraço simbólico, foi um grande desafio ela pois envolve diversos proprietários é uma área urbana, todas questões que dificultaram um pouco o processo. Por isso foi especial a ação desta terça-feira, pois foi uma conquista, foi mais etapa muito importante do projeto concluída”, finaliza.