SAÚDE ACIMA DA MÉDIA EM CORDILHEIRA ALTA

Cordilheira Alta é um dos municípios que mais se destacam em Santa Catarina, no que diz respeito a qualidade e quantidade de serviços ofertados à população na área da saúde.

INVESTIMENTO ACIMA DA MÉDIA

Em se tratando de investimento de recursos no setor, no ano de 2018 o montante aplicado será superior à 21% de toda a receita municipal, enquanto que percentual exigido por lei seria de apenas 15%.

MEDICAMENTOS ACIMA DA MÉDIA

O Ministério da Saúde preconiza que os municípios disponibilizem para a Atenção Básica de Saúde, uma lista com 222 medicamentos, porém Cordilheira Alta tem a disposição de seus munícipes 603 itens, ou seja, 300% a mais do que o exigido por lei.

EQUIPE DE PROFISSIONAIS ACIMA DA MÉDIA

Com relação à equipe médica, o SUS preconiza que um município do porte de Cordilheira Alta possua 02 Médicos Clínicos Gerais, um para cada ESF, porém a população tem a disposição, 04 Médicos Clínicos Gerais, 01 Ginecologista, 01 Geriatra e 01 Pediatra, além de 03 dentistas, 02 Fisioterapeutas, Nutricionista, Psicóloga e Fonoaudióloga. Além do corpo médico, o município possui todos os demais profissionais necessários para atender a demanda da população, tanto em qualidade, como em quantidade.

CIRURGIAS

Nesta área Cordilheira Alta é reconhecida por ser um município sem filas em nenhuma especialidade. Os pacientes que precisam aguardar por cirurgias, o fazem por curtos espaços de tempo e apenas por necessitarem aguardar a agenda dos profissionais, o que não pode ser resolvido pelo governo municipal.

EXAMES

Agora, com a implantação do SISREG, Sistema do SUS para regulação de filas, os pacientes precisam aguardar a liberação dos exames via sistema, algo que não depende do município, mas mesmo assim, não há demanda reprimida e todos os exames estão em dia.

PLANTÃO DE SOBREAVISO E CONVÊNIO COM HOSPITAL N. SRA. DA SAÚDE

De Segunda a Sexta-Feira, o município oferece Plantão de Sobre Aviso na Unidade de Saúde Central, até as 21h. Para atendimentos após este horário, finais de semana e feriados, o governo tem convênio firmado com o Hospital de Coronel Freitas.

R$ 800 mil EM REFORMA E AMPLIAÇÃO

Para melhor atender a população, o governo municipal já tem ordem de serviço emitida para o próximo dia 07 de janeiro, para inícios das obras de reforma e adequação da Unidade de Saúde Central. Para esta etapa já estão disponíveis em conta, o valor de R$ 595 mil. Além deste investimento, no início de 2019 o município lançará licitação para a Ampliação e construção de novas salas no subsolo da mesma unidade de saúde, com investimento de, mais R$ 250 mil, ou seja, serão mais de R$ 800 mil em investimento em estrutura física, para atender aos cidadãos com ainda mais conforto.

TRANSPORTE DE ÓTIMA QUALIDADE

Toda a frota de veículos da Secretaria de Saúde é de ótima qualidade e em quantidade acima do necessário, justamente para que não hajam transtornos com o transporte de pacientes e para garantir o conforto dos que necessitam do serviço.