SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA VALORIZA ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CORDILHEIRA ALTA POR ÓTIMO EXEMPLO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Um grupo de alunos da Escola Estadual Cordilheira Alta vem dando um ótimo exemplo de conscientização ambiental, através de um trabalho desenvolvido junto à comunidade, o que chamou a atenção do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, pois as atividades que os estudantes vêm desenvolvendo, também contribuem para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

O trabalho, intitulado “Projeto de Intervenção”, é desenvolvido por seis alunos do segundo ano do ensino médio integral, (Camila Coradi, Letícia Morelatto, Pablo Wilian Rodrigues Carniel, José Carlos Padilha Bonetti, Géssica Lina do Nascimento, Bruta Trevisol) e tem como temática o ‘Lixo e o Consumismo’.

Idealizado e executado pelos próprios alunos e assessorado por um grupo de quatro professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática ( Joseli Dalla Valle, Shana Sitta, Alcione M. Casonatto, Monica G. Pitti), o projeto conta com vários eixos de estudo e ações. Uma delas consiste na visita à residências, onde os alunos dialogam com moradores de forma educativa sobre o consumismo e o lixo doméstico produzido, o destino correto, a importância da separação seletiva e tudo o que diz respeito a essa problemática que é uma preocupação mundial.

Nestas visitas, os alunos coletaram nas residências, garrafas Pet que seriam descartadas junto ao lixo doméstico pelos moradores, levaram o material para a unidade escolar, onde os recipientes se transformaram em pequenos vasos de flor, trabalho todo executado pelos próprios alunos que fizeram o plantio e o  manejo das plantas dentro dos Pet’s. O complemento da atividade é devolver os Pet’s para as residências de onde foram coletados, mas agora com uma flor plantada, demonstrando que o lixo pode ser utilizado de maneira criativa, sustentável e útil, ao invés de ser simplesmente descartado e pior, muitas vezes deixado na natureza de forma totalmente inadequada.  

Na última terça-feira (27), o setor de vigilância epidemiológica acompanhou os alunos e professores nestas entregas, como forma de valorizar e incentivar a importante atividade escolar e acima de tudo, a consciência ambiental demonstrada pelos estudantes.