CORDILHEIRA ALTA INICIA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA MODELO

A assessora educacional Claudia Maria da Cruz, iniciou nesta semana um trabalho inédito e exclusivo de assessoria para Cordilheira Alta, a fim de criar no município, uma escola padrão com as Diretrizes da BNCC, a qual deve servir de modelo para os demais gestores de educação de toda a região Oeste. Cordilheira Alta foi escolhida para o desenvolvimento do projeto inovador. Na manhã desta terça-feira (15), Claudia Maria iniciou os trabalhos que devem durar cerca de três meses, no Centro Educacional Mediação, realizando reuniões com professores e demais profissionais da educação a fim de conhecer mais a fundo a realidade e as potencialidades do município, onde concedeu entrevista para o Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal.

Podemos dizer que a AMOSC já está avançada na questão do entendimento e da aplicação da BNCC?

Claudia – Nós aqui na AMOSC ( Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina ) já desenvolvíamos um trabalho de Construção das Diretrizes da educação infantil há mais de quatro anos. Depois que começamos, foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho que estamos realizando agora, portanto, é de aliar as Diretrizes da AMOSC com a BNCC. A Base é um documento novo, que vai nortear a prática pedagógica da Educação Infantil em todo o território nacional e o trabalho dos estados e municípios agora é se apropriar deste documento, entende-lo e complementá-lo.

Porque Cordilheira Alta foi convidada para a implantação da escola modelo?

Claudia – A ideia surgiu na intenção que a gente tenha uma escola modelo, que sirva de parâmetro para as demais escolas da região da AMOSC, por isso estamos aqui prestando esta assessoria direta. Cordilheira Alta foi convidada porque o município já tem um trabalho muito bom, que já vinha nesta direção e agora a intenção nossa é dar uma contribuição para que este trabalho seja enriquecido e se torne cada vez mais coerente com os documentos norteadores da BNCC. O município está de parabéns, pois a educação daqui realmente é de  destaque, o trabalho já vem sendo realizado aqui de uma forma muito criativa, responsável. O que vamos fazer agora com esta assessoria direta, é apenas acrescentar algumas questões naquilo que já vem sendo realizado e queremos com isso colher os frutos num futuro bem próximo. Após a conclusão, esperamos que todos os municípios da região venham conhecer como esta escola está garantido a seus alunos todos os seus direitos de aprendizagem, como é a dinâmica, a rotina, o trabalho pedagógico que se realiza aqui. A intenção é que o município e a escola se tornem uma referência.