108 MULHERES BENEFICIADAS PELO PROGRAMA MULHER VALOROSA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Cordilheira Alta, encerrou as atividades do primeiro semestre de 2018, com as participantes do programa Mulher Valorosa, que faz parte do PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. A equipe de profissionais, formada por Psicóloga, Coordenadora, Instrutora e Assistente Social, desenvolve diversas atividades com 108 mulheres, divididas em quatro grupos. Além de palestras e acompanhamento psicossocial, as mulheres participam de oficinas práticas de Corte e Costura, Pintura em tecido e atividades que promovem e valorizam a autoestima, a convivência familiar e comunitária e o cooperativismo entre as próprias integrantes dos grupos.

Os encontros acontecem a cada 15 dias no espaço do CRAS do município, com programação de terça a sexta-feira. Na terça-feira são atendidas as mulheres de Linha Ipiranga, Alto Ipiranga e Linha Bento Gonçalves. A quarta-feira é reservada para os trabalhos com as mulheres de Linha Colônia Bacia. Quinta-feira é o dia do Distrito de Fernando Machado e na sexta-feira, os trabalhos acontecem com as mulheres do Bairro Rosa Linda, Linha Dal Santo e Centro.

O PAIF consiste em um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.