CORDILHEIRA ALTA CONTRA O CIGARRO, A FAVOR DA VIDA

Assim como os malefícios do consumo de cigarro são do total conhecimento da população, tanto para o fumante como para as pessoas que convivem consigo, é também sabido que abandonar o vício não é uma tarefa das mais fáceis, já que o tabagismo é considerado uma doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína.

Preocupada com a melhoria da qualidade de vida da população e principalmente, em auxiliar os fumantes que tenham a intenção de abandonar o vício que é mortal, a Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta lançou o PROGRAMA  MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABACO. Segundo a coordenadora do programa, a Assistente Social Cláudia Micheli Zimmer, o objetivo é  auxiliar as pessoas que tentam parar de fumar, através de uma série de atividades  e com o suporte de uma equipe multidisciplinar de profissionais. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e esta luta contra o tabaco é fundamental para isso. Sabemos que parar de fumar é algo difícil, por isso o município precisa dar o suporte necessário. Nossa equipe multidisciplinar é formada por Assistente Social, Médica, Psicóloga, Enfermeira, Fisioterapeuta e Nutricionista, justamente para poder prestar o auxílio que o fumante necessita em todas as áreas possíveis”, ressalta.

O trabalho já iniciou com o primeiro grupo de fumantes, no Distrito de Fernando Machado e a programação contempla atividades diversas pelo período de 12 meses. Além de palestras, atividades e acompanhamento psicológico, a médica responsável realiza uma avaliação individual dos participantes para identificar necessidades de intervenção medicamentosa. Nos casos em que se faz necessário, o município fornece os medicamentos sem custo e com acompanhamento profissional.

A Coordenadora do programa festeja resultados positivos já no início dos trabalhos. “Nós iniciamos o primeiro grupo em Fernando Machado há poucos dias e já temos relatos de pessoas que diminuíram o número de cigarros e outras que já pararam totalmente, o que nos enche de alegria”, comemora Cláudia Micheli Zimmer.

A Secretária Municipal de Saúde, Rafaela Dezen, também, ressalta a importância do programa e antecipa que no mês de agosto, será lançado um novo grupo para atender pacientes da área urbana. “A equipe está muito focada neste trabalho que é de extrema importância. O programa não contempla apenas atividades com os fumantes na intenção de que abandonem o vício, mas também, atividades educativas para que toda a população se conscientize cada vez mais, e para que os não fumantes não caiam na tentação de experimentar o primeiro cigarro, pois é ali que começa o vício. No mês de agosto estaremos lançando o segundo grupo, contemplando os fumantes da cidade, portanto, os interessados já podem realizar suas inscrições no Posto de Saúde Central, com a Assistente Social Claudia, pois as atividades já terão início no mês de setembro”, finaliza.

NÚMEROS QUE PREOCUPAM

O Cigarro é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil, e 7 milhões de mortes no mundo, e cerca de 16% de todas as mortes provocadas por doenças crônicas não transmissíveis, que mata não somente o fumante ativo, mas o passivo também, aumentando os riscos de doenças respiratórias e cardíacas. Estima-se que sete fumantes passivos morem por dia em consequência do fumo.

O cigarro também é considerado o maior agente de poluição doméstica ambiental, por apresentar em sua composição: nicotina, arsênio, monóxido de carbono, benzeno, formol, níquel, naftalina dentre muitos outros. Só a sua fumaça é a mistura de aproximadamente 4.720 substancias toxicas diferentes, mas infelizmente a maioria dos fumantes tem a ilusão de ser imune aos malefícios deste vício.

O QUE ACONTECE COM QUEM PARA DE FUMAR?

• As pessoas que deixam de fumar antes dos 50 anos de idade apresentam uma redução de 50% no risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo, após 16 anos de abstinência.
  • O risco de morte por câncer de pulmão sofre uma redução de 30% a 50% em ambos os sexos após 10 anos sem fumar;
  • 20 minutos após o último cigarro, o corpo vai recebendo benefícios constantes, a  pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • 2 horas após, não há mais nicotina circulando no sangue;
  • Depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor;
  • 2 dias após, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
  • Com 3 semanas sem cigarro, o ex fumante vai notar que a respiração se tornará mais fácil e a circulação sanguínea também irá melhorar;
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade;
  • Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.