CONTATO DIRETO COM A HISTÓRIA

As escolas municipais de Cordilheira Alta estão desenvolvendo atividades diferenciadas em 2018 com relação às festas Juninas. Além das festividades tradicionais, os “Arraiás” com apresentações artísticas, música e comidas típicas, neste ano a programação possui um viés muito mais histórico e cultural do que apenas festivo. Durante os meses de junho e julho, os professores das três unidades de ensino, estão trabalhando com os alunos o resgate histórico das origens das festas juninas, com atividades teóricas e práticas.

Na manhã desta quarta-feira (20), os alunos do Berçário III (B3), acompanhados das professoras Andreia Regina Di Domenico e Ana Paula Kolling, do Centro Educativo Municipal Mediação, participaram de um experiência, que encantou as crianças e os adultos envolvidos. Os alunos realizaram uma visita à propriedade da Família Grolli, na comunidade de Linha Rodeio Bonito, onde tiveram contato direto com a natureza, com atividades agropecuárias e com produtos que tem ligação histórica com festividades juninas. Os alunos puderam provar o tradicional caldo de cana, além de acompanhar a produção da bebida, efetuada pelos produtores Zair e JuareszGrolli. Degustaram comidas típicas, produzidas na propriedade, mas o ponto alto da visita foi a roda de conversa com a Vó Olga Grolli, matriarca da família e bisavó de um dos alunos. Dona Olga falou sobre as festas juninas de sua infância e adolescência, sobre a forma como as festividades aconteciam, os costumes e as crendices. Como um dos objetivos da experiência era promover uma roda de conversa, os alunos, que realizaram a visita caracterizados, também cantaram canções juninas, que encantaram e emocionaram os adultos, mas principalmente a anfitriã, Dona Olga Grolli.