JÁ SE VACINOU CONTRA A GRIPE E O TÉTANO? NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA

A Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, alerta sobre a importância da vacinação contra a Influenza e o Tétano, cujas campanhas estão acontecendo até o final do mês de maio. Segundo a responsável pelo setor de Vacinas da Secretaria, Tatiana Oliveira, “neste ano o Ministério da Saúde iniciou a campanha 15 dias antes e ela se estende até o final do mês de maio, mas mesmo assim é importante as pessoas virem para o posto de saúde o quanto antes, para evitar atropelos no final. Em alguns casos os procedimentos são um pouco demorados, podendo chegar a 15 ou 20 minutos por pessoa, pois além da aplicação da dose temos toda a questão burocrática que o SUS exige, por isso pedimos a compreensão da população caso tenham que esperar por um tempo um pouco maior quando vierem para a vacinação. A vacinação tanto contra a Influenza com contra o Tétano, acontece nas duas unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h”, explica.

O Dia “D” de vacinação acontece no sábado, dia 04/05, dia em que as duas unidades de saúde do município permanecem abertas durante o dia todo a disposição da população que não tem condições de receber a imunização nos dias normais de vacinação.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA A VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

  • Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (6 anos incompletos);
  • Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.