“TODOS PRECISAM TER RESERVATÓRIOS DE ÁGUA EM SUAS CASAS”, diz secretário Nardino.

O Secretário Municipal da Água de Cordilheira Alta, Arduino Nardino, faz um alerta aos moradores, quanto a importância das residências, propriedades e estabelecimentos comerciais, possuírem reservatórios de água próprio. Segundo o Secretário, não existe possibilidade do município manter o abastecimento sem nunca haver interrupções, pois reparos nas redes são necessários e para tanto, nestes momentos a água precisa ser cortada. Quando isso acontece, alguns dos moradores que não possuem reservatórios reclamam pela interrupção, porém, conforme explica Nardino,  não existe outra forma de solucionar o problema, a não ser com a instalação de caixas de água nas unidades consumidoras. “A população precisa entender que nós temos uma rede de abastecimento de água antiga, que está sendo trocada gradativamente. Por ser antiga, constantemente acontecem problemas, a tubulação se rompe e quando ocorre, não existe como consertarmos sem desligar a rede. Dependendo do problema, aquela determinada região pode ficar por várias horas sem o abastecimento. Se todo mundo tivesse um reservatório de água, as reclamações quase que não existiriam mais. Muitas das pessoas que reclamam quando temos que desligar a rede por algum motivo, não possuem reservatório e nestes casos não temos o que fazer. A Secretaria faz o que está ao seu alcance, mas os moradores precisam entender e fazer a sua parte também. Isso ocorre em todos os municípios, não só aqui, onde é a CASAN que abastece por exemplo, acontece a mesma coisa, eles precisam desligar as redes para realizar consertos, e quem não tem reservatório fica sem água. Nós também precisamos nos adequar a isso, cada um fazendo a sua parte e infelizmente ainda existem muitos munícipes que não possuem sequer uma caixinha de água de 300 litros”, ressalta.

Constantemente o governo municipal realiza investimentos nas redes de captação, tratamento e distribuição, para atender a demanda da população. Somente na duplicação da Estação de Tratamento de Água João Vicente Colpani, foram mais de R$ 300mil investidos com recursos próprios. Pela importância do setor e a complexidade dos trabalhos, o Departamento de Água, que antes era vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, recebeu o Status de Secretaria, tudo para que um dos principais anseios da população de Cordilheira Alta seja atendido: “Água de qualidade e com o mínimo possível de interrupção para todos”.