CONSÓRCIO IBERÊ AUMENTA QUALIDADE DE PRODUTO OFERTADO POR AGRICULTORES FAMILIARES DE CORDILHEIRA ALTA E REGIÃO

Preservar os ecossistemas terrestres, as florestas e a biodiversidade já existentes, além de amenizar os danos já causados durante os anos. Isso é o que trata o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ) 15. Pensando nisso, o ODS 15 chama a atenção para a importância de cuidar para evitar novos desmatamentos, além da preservação da biodiversidade e o cuidado com espécies ameaçadas.
Contribuindo para essas melhorias, sete Municípios de Santa Catarina se uniram e formaram o Consórcio Iberê. A união entre os Municípios de Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó e São Carlos pretende, ainda, proteger, restaurar e preservar áreas da mata ciliar com intervenções construídas coletivamente, envolvendo as vertentes comunitária e institucional.
A conselheira executiva do Consórcio Intermunicipal, Sílvia Valdez, ressalta que a participação de todos, comunidade, agricultores familiares e Municípios foi item fundamental para que o projeto alcançasse resultados significativos. “Primeiro foi necessário realizar uma promoção do problema, fazendo com que ele fosse considerado problema para todos. Com isso, vira realidade e todo mundo considera como um problema que cabe a todos. Feito isso, há o levantamento do diagnóstico muito rápido para saber da situação. Isso se torna o instrumento para tomar a decisão. Em seguida, estabelecemos um cronograma de trabalho compartilhado entre todos, com agenda, origem de recursos, entre outros”, explica.
“Todo esse trabalho é realizado de forma bem formal, convocando Assembleia, registrando atas e apresentando as responsabilidades compartilhadas, de onde vem o recurso financeiro, além dos desdobramos das atividades simultaneamente em sete cidades. Não dá para postergar datas. Faz-se o trabalho, acompanha-se a ação. E ao final celebramos os resultados com os agricultores”, finaliza.
Para tanto, foram construídas cercas de isolamento, retirados animais das áreas próximos a cursos d’água, além de realizar plantio de árvores nativas e frutíferas nos principais mananciais de abastecimento público dos Municípios integrantes do Consórcio. “O que acontece hoje é que os agricultores familiares perceberam que a qualidade do leite da vaca é melhor, porque ela bebe uma água melhor. A partir de então, quando se tem os primeiros resultados, o depoimento é de agricultor para agricultor”, completa Sílvia.
Até o fim de 2017, o projeto beneficiou 355 famílias, resultando em 223 hectares de áreas protegidas.
ODS 15
A Confederação Nacional de Municípios reforça a importância de os Municípios promoverem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sua localidade. No caso do ODS 15, A CNM lembra que os governos locais têm um papel como provedores de serviços (especialmente água, saneamento e gestão de resíduos sólidos), somado à sua capacidade de incentivar mudanças de comportamentos nas comunidades. São os mais adequados para articular cooperações com o setor privado e as comunidades para uma gestão integrada da biodiversidade e dos ecossistemas.