SISTEMA AGROFLORESTAL NA ESCOLAS – Projeto de Cordilheira Alta é destaque em encontro do Consórcio Iberê

Para marcar o dia da árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro, o Consórcio Iberê, Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental, que tem como presidente o prefeito Municipal de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo, realizou o “II Encontro de Socialização dos trabalhos de mata ciliar do Consórcio Iberê”. O evento foi realizado na propriedade do agricultor Ciro Rolim, no município de Águas de Chapecó e contou com palestras e orientações sobre licenciamento ambiental, recuperação de matas ciliares e nativas e seu uso sustentável, ministradas por representantes da CASAN, Fatma, Floresta Nacional e da Universidade Federal Fronteira Sul. Cordilheira Alta esteve em destaque no evento, pois a diretora de ensino do município, Maike Elize Techio, apresentou uma experiência de educação ambiental desenvolvida na Escola de Educação Básica Municipal Fernando Machado. O projeto intitulado “SISTEMA AGROFLORESTAL NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, é realizado em parceria entre as secretarias da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente e a Cooper Familiar. Este mesmo projeto já foi apresentado no IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental realizado em Balneário Camboriú, na última segunda-feira (18).

Outro destaque do evento, foi a realização de uma “mesa redonda” com grupo de agricultores dos sete municípios que fazem parte do Consórcio Iberê, relatando trabalhos de recomposição da Mata Ciliar nas suas propriedades e comunidades. Como encerramento do encontro, os participantes realizaram o plantio de mudas de árvores nativas no entorno do Lajeado como forma de contribuição na recomposição Ciliar.

A comitiva de Cordilheira Alta foi composta pelo prefeito Carlos Alberto Tozzo, que realizou a abertura do evento como presidente do Consórcio, a diretora de ensino Maike Elize Techio que apresentou o projeto de educação ambiental do município e os secretários de Agricultura, Marcelo Graciani e de Educação Katia Ana Di Domenico, além dos alunos do 8º ano da EBM Fernando Machado.

O que é o Consórcio Iberê?

Iberê – na língua Indígena significa água limpa – é um Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental, de caráter educativo e participativo, em que a comunidade urbana e rural e os técnicos das instituições que o compõem escolhem as melhores alternativas para conservação da natureza (microbacia), com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do ser humano.

É composto por sete municípios que formam uma região hidrográfica inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani que são: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Planalto Alegre, Guatambú, Chapecó, Cordilheira Alta.