SAÚDE E EDUCAÇÃO CONSTRUINDO PARCERIAS PARA UM FUTURO MELHOR EM CORDILHEIRA ALTA

Reuniram-se na Unidade Básica de Saúde (UBS), no centro do município de Cordilheira Alta, os profissionais das equipes que compõe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e profissionais das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) das duas UBS do município (Centro e Fernando Machado).

Os profissionais se reuniram com o objetivo de planejar e organizar atividades a serem desenvolvidas nas escolas municipais do município no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE). A Farmacêutica Vanise Dal Piva que coordenou as atividades nesse dia, salienta que o PSE é um programa que possibilita o desenvolvimento de ações que visam responder as necessidades em saúde na escola, proporcionando o trabalho de forma interdisciplinar e intersetorial.

O planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola abrangerá um levantamento epidemiológico em saúde bucal, nutricional, visual, fonoaudiológico e de imunização, além de outros problemas relacionados à saúde dos escolares. Outras parcerias serão buscadas, como a atuação do SESC no desenvolvimento de atividades e palestras educativas aos escolares.

O Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social Alceu Mazzioni complementa que historicamente, no município, as ações de saúde na escola já vinham sendo desenvolvidas, especialmente pelos odontólogos, por meio de ações educativas, escovação dental supervisionada, bochechos com flúor e ações de recuperação/restauração de dentes dos escolares.

Alceu ressalta ainda que outras ações em saúde podem ser desenvolvidas no âmbito do PSE e a atual gestão apóia e dá suporte para o desenvolvimento das mesmas: “É por meio do trabalho e esforço conjunto que construímos parcerias para um futuro melhor!”

O planejamento desenvolvido pelos profissionais será apresentado para a Secretária Municipal de Educação e diretores das escolas envolvidas, para organização do cronograma e início das atividades.