Cordilheira Alta dá início ao programa Mamãe Cidadã

Na manhã desta terça-feira (7), o prefeito municipal de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo, acompanhado da primeira Dama, Nadia Terezinha Mazetto Tozzo, do Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Alceu Mazzioni e das profissionais do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, deram início ao programa Mamãe Cidadã. O programa é realizado com gestantes do município e tem como objetivo garantir às crianças que estão sendo gestadas, a possibilidade de nascerem com saúde para crescerem e se desenvolverem dignamente.

O programa visa também propiciar acesso a conhecimento teórico, acerca de como enfrentar as fases pré e pós gravidez, tendo em vista a superação de tabus, traumas, visando dar uma melhor condução a situações normalmente vivenciadas no dia a dia com clareza e segurança.

Através do “Mamãe Cidadã”, o município deverá fornecer uma cesta básica mensal diferenciada à mãe gestante que necessitar, para garantir uma alimentação equilibrada durante toda a gestação. As gestantes participarão de oficinas de aperfeiçoamento e aprendizagem onde confeccionarão o enxoval de seus próprios filhos, com o material necessário fornecido pela administração municipal.

Para participarem do programa, as gestantes precisam participar das atividades do grupo além de realizarem o acompanhamento pré-natal com a equipe de técnicos da área da saúde.

O programa será realizado em seis encontros durante os meses de março e abril, conforme a seguinte programação:

1º Dia – 07/03 – Trabalho realizado pela Fisioterapeuta e a Fonoaudióloga;

2º Dia – 16/06 – Trabalho realizado pelo Médico Pediatra e Nutricionista;

3º Dia – 28/03 – Trabalho realizado pelo Médico Obstetra e Enfermeira;

4º Dia – 04/04 – Trabalho realizado pelo Dentista e Assistente Social

5º Dia – 11/04 – Trabalho realizado pelo Psicóloga;

6º Dia Visita à maternidade do Hospital Regional Oeste em data ainda a ser definida.

Em todas as palestras e orientações, haverá oficina de artesanato.  Todas as atividades serão realizadas  no Centro Múltiplo Uso sempre a partir das 8 horas.

O Secretário de Saúde e Assistência Social Alceu Mazzionini comenta a importância do programa. “E um programa fantástico que trabalha a prevenção. Uma boa gestação, um bom pré-natal, preparar as mães para receberem e gerarem bem os filhos é fundamental para a saúde dos futuros cordilheiraltense. É muito importante que todas as gestantes participem das reuniões de grupo”, finaliza.