CRAS de Cordilheira Alta desenvolve o Programa Cantinho da VOVÒ
As reuniões do grupo que é formado somente por mulheres – vovós – acontecem todas as segundas feiras no Centro de Múltiplo Uso e são coordenadas pelos profissionais do CRASC do Município.
Na tarde desta segunda-feira (1), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Cordilheira Lata, realizou o encontro semanal das mulheres integrantes do programa Cantinho da Vovó. O programa se dá através de um grupo de mulheres – vovós – , que se reúnem todas as segundas-feiras no Centro de Múltiplo Uso do município, a partir das 13h, em encontros com duração de 3h. e 30 min, onde são confeccionados os mais diversos tipos de artesanato, escolhidos pelas próprias integrantes do grupo.
O grupo é acompanhado por uma instrutora de artesanato, porém, são as próprias mulheres que definem suas atividades visando a autonomia e a troca de experiência entre as integranes. Também são promovidas atividades educativas que proporcionam hábitos de vida e envelhecimento saudáveis , além da participação no convívio familiar e social.
Objetivos do programa
O programa visa garantir um espaço de encontro para idosos promovendo a sua convivência comunitária, além disso, propiciar vivências que valorizem as experiências da pessoa idosa, estimular e potencializar a habilidade de escolha e autogestão do grupo, desenvolvendo a autonomia dos usuários e promover atividades que estimulem o potencial ativo e instiguem novos projetos de vida. Cantinho da Vovó é um programa coordenado e executado pelos profissionais do CRAS, formado pelas assistente social Marcia Boff, assistente social Claudia Zimmer, Psicolaga Jamile da Rosa e pela instrutora Erna Dondrovski
O Secretário da Saúde e assistência Social, Alceu Mazzioni, destaca a importância do programa. “O trabalho com este grupo de mulheres é muito importante e não deixa de ser gratificante, pela vontade e dedicação de suas participantes, que haviam iniciado este trabalho de forma voluntária, depois é que ele foi incluído nas atividades da Assistência Social do Município”, ressalta.
Para o Prefeito Carlos Alberto Tozzo (Picasso), o programa serve também como forma de agradecimento. “Eu fico muito feliz pelo fato de Cordilheira Alta oferecer esta oportunidade de convivência para essas pessoas que tanto contribuíram para desenvolvimento de nosso da nossa cidade, elas merecem”, finaliza.