Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta registra incremento de 28,65% na formalização de MEIs

A Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, registrou no período de três meses o incremento de 28,65% na formalização de microempreendedores individuais (MEIs). Levantamento da Administração Municipal comprova que de agosto a novembro deste ano foram formalizados com o suporte desse serviço 51 novos MEIs. Atualmente o possui 561 empresas,            destas 178 são MEIs. O serviço busca impulsionar a economia local a partir de um setor empresarial atuante e um Poder Público que incentive a abertura de novos negócios, promova o desenvolvimento e invista na melhoria da qualidade de vida da população.

Levantamento da Sala do Empreendedor aponta que nos últimos três meses foram realizados mais de 50 atendimentos aos microempreendedores individuais (MEIs) do município. As principais demandas estiveram relacionadas ao auxílio de processos burocráticos, emissão de nota fiscal, abertura dessa modalidade jurídica e divulgação de vagas de empregos. Foram disponibilizadas gratuitamente duas oficinas/workshops na área de atendimento ao cliente e mídias sociais, ambos de duas horas de duração, além da oferta de 12 horas de consultorias individuais sobre mídias sociais e plano de negócios.

A Sala do Empreendedor aproximou o empresário do Poder Público ao estreitar esse relacionamento entre demandas e possíveis soluções. “Não há receio do empreendedor pensar que o seu negócio é sem importância ou de se sentir minimizado. Aqui acolhemos a todos, desde aquele que está sonhando com seu negócio próprio até aquele que já conquistou seu lugar no mercado. O serviço está sendo visto com bons olhos pela comunidade e muito elogiado pelas pessoas que são atendidas”, analisa a agente de desenvolvimento Laura Muniz Da Silva Menegasso.

Entre as ações previstas para 2022 estão iniciativas para fortalecer o agronegócio e para atrair mais empresas para o município, o que resultará no aumento da receita, na geração de emprego e na melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Nossa intenção é capacitar os empresários cada vez mais para que todos alcancem o sucesso almejado”, comenta Laura.

O prefeito Clodoaldo Briancini destaca que o município também registrou incremento de 11,53% na arrecadação municipal, conforme comparativo de 2020 com dados parciais de 2021. Levantamento da Administração Municipal comprova esse acréscimo, pois no ano passado foram arrecadados R$ 4 milhões e neste ano até o momento foram mais de R$ 4,4 milhões. “Internamente adotamos uma gestão de cobranças e juntamente com o Programa de Recuperação Fiscal arrecadamos R$ 1,1 milhão em dívidas ativas”, explica.

O atendimento na Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta é realizado de segunda a sexta-feira das 13h às 17 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3358-9103 ou pelo e-mail saladoempreendedor@pmcordi.sc.gov.br.