É necessário fazer o uso consciente da água, pois as previsões climáticas não são animadoras para os próximos meses.

 

VOCÊ SABIA QUE APENAS CINCO MINUTOS A MENOS DE BANHO POR PESSOA, É CAPAZ DE ECONOMIZAR MAIS DE 6 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POR MÊS EM CORDILHEIRA ALTA?

 

Segundo a Secretaria de Água de Cordilheira Alta, ainda o município não está sentindo os impactos da estiagem, mas se confirmada a previsão de chuvas a baixo da média, a situação pode ficar crítica.

A população pode e deve auxiliar neste momento economizando água e se possível, instalando sistemas de captação da água da chuva, como cisternas.

 

DICAS PRÁTICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

A economia de água é fundamental nestes períodos de estiagem, mas na verdade deveria se tornar um hábito da população. Acompanhe algumas dicas que podem ser executadas no dia a dia de qualquer família:

 

1. Tome banhos mais curtos
Se cada pessoa de Cordilheira Alta reduzisse em cinco minutos o tempo de banho diário, geraria uma economia de mais de 6 milhões de litros/mês, já que em média, um chuveiro consome cerca de 45 litros em cinco minutos.

 

2. Mantenha a torneira fechada
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada.

 

3. Use a descarga com consciência
Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

 

4. Limpe antes de lavar
Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada.

Com a máquina de lavar louças, tenha atenção para liga-la apenas quando estiver cheia.

 

5. Lave a roupa com menos frequência e mais atenção
Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

 

6. Não utilize a mangueira
Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

 

7. Use a vassoura para limpar a calçada
Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

 

8. Reaproveite a água

A água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.