PROERD FORMA 61 CRIANÇAS EM CORDILHEIRA ALTA

Na noite desta quinta-feira (14), A Polícia Militar de Santa Catarina realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd, para 61 crianças, do quinto ano das três escolas municipais CEM Mediação, EBM Fernando Machado e EM Bento Gonçalves. O evento que foi realizado no Centro Comunitário de Cordilheira Alta, contou com a presença das famílias,  convidados dos formandos e autoridades locais. O programa, realizado em parceria entre Polícia Militar, Governo Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, visa orientar as crianças quanto a resistência às drogas, através de atividades em sala de aula, ministradas pelos próprios policiais.

O uso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes não somente na ação de traficantes, mas nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

O Proerd tem como missão: “ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável”.

“Construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”, é a visão deste importante programa realizado em todo o Brasil pelos Órgãos de Polícia Militar de cada estado.

Muitos prêmios foram sorteados entre os formandos, graças a doação realizadas por empresas e lideranças municipais.