CRIANÇAS DO BERÇÁRIO III DE CORDILHEIRA ALTA REALIZAM EXPERIÊNCIA QUE REMETE A CULTURA LOCAL E A NATUREZA.

Na manhã desta quinta-feira (08), as crianças do Berçário III do CEM Mediação, com idades entre 02 e 03 anos, realizaram a última etapa de uma experiência que ficará marcada na vida de cada uma delas e também dos profissionais envolvidos.  As atividades foram coordenadas pela Direção da Escola, através da diretora Ana Paula Dal Santo e o coordenador pedagógico Jean Marcos Tonello e pelas professoras Andréia Regina Di Domenico e Ana Paula Kolling.

Os alunos fizeram o plantio definitivo de mudas de araucária, cujas sementes eles mesmos coletaram e plantaram em um viveiro improvisado na escola, além de terem feito todo o acompanhamento necessários até que as mudas estivesses prontas para serem depositadas na terra e dessem continuidade ao ciclo de crescimento.

O objetivo da experiência foi proporcionar às crianças a aproximação com a natureza e a cultura regional.

A proposta da vivência, surgiu após uma roda de conversa sobre a araucária, onde foi percebido que as crianças não conheciam a planta que origina o pinhão. Inicialmente os alunos realizaram um passeio na propriedade rural da família Dal Santo, onde há araucárias. Além de conhecer a árvore que motivou a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de explorar e conhecer os animais da propriedade além de desfrutarem da natureza e todos os seus benefícios.

Os alunos puderam colher os pinhões, os quais foram assados no próprio local, remetendo a uma cultura bastante característica da região. Já em sala de aula, a orientação foi com a própria pinha, sobre a separação das sementes aptas para o consumo, as quais foram posteriormente cozidas e consumidas pelas crianças. As sementes que restaram, foram plantadas, regadas e acompanhadas pelas próprias crianças em um espaço na escola, até que as mudas estivessem em um estágio adequado para o replantio, agora de forma definitiva na propriedade rural da família Sachet.

Na atividade final desta quinta-feira, as crianças visitaram o gabinete do prefeito municipal Carlos Alberto Tozzo e o escritório local da EPAGRI, onde realizaram a apresentação da vivência. Na sequência, acompanhados dos professores e coordenadores, fizeram o plantio final das mudas de araucária.