Programa Cidade Limpa busca destinação sustentável para os resíduos sólidos

Um trabalho iniciado neste mês pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Água, Saneamento Básico e Limpeza Urbana, quer promover a destinação sustentável para os resíduos sólidos. De acordo com o secretário, Eder Retore, por meio de uma assessoria ao Programa Cidade Limpa, o município quer dar ênfase na sustentabilidade e gestão dos resíduos sólido gerados no município. “Queremos desenvolver boas práticas para o gerenciamento correto dos resíduos, melhorando o descarte e contribuindo para as famílias que trabalham com os materiais recicláveis, para a saúde pública e para a limpeza da cidade”, enfatizou.

A consultora Vanusa Maggioni Cella, junto com a equipe do Programa Cidade Limpa, identificou todos os pontos de coleta e descarte de resíduos sólidos gerados pelos munícipes na área urbana e rural do município. “O objetivo foi identificar a estrutura e a forma como é feita a coleta no município e avaliar a melhor forma de coletar o resíduo sólido” disse Vanuza.

Em um segundo momento foram visitados os catadores de materiais recicláveis que atuam no município avaliando o processo de coleta, triagem e destinação dos materiais assim como as condições sociais e de trabalho dos catadores.

“A questão dos resíduos sólidos é assunto sério, queremos organizar todo o processo, fazer com que as famílias de catadores trabalhem com mais segurança, de forma organizada e que a população crie bons hábitos em relação à destinação de resíduos, vamos fazer o melhor para termos uma cidade limpa e organizada”, ressaltou o prefeito Clodoaldo Briancini.