“INOCÊNCIA ROUBADA”

A violência sexual contra criança e adolescente é infelizmente um fato concreto e mais comum do que muita gente imagina. Em Santa Catarina, o dia 24 de setembro foi instituído como o dia Estadual de Mobilização contra o Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil e o município de Cordilheira Alta também aderiu à campanha, com o objetivo de conscientizar a comunidade e a própria população infantil e adolescente, quanto as consequências gravidíssimas da exploração sexual e a importância da denúncia quando casos são identificados.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, juntamente com o Departamento de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, proporcionou ao público uma atividade diferenciada, através da apresentação da peça teatral “Inocência Roubada” efetuada pela Empresa Ballart, voltada a atividades Artísticas e Culturais, de Braço do Norte, SC, no último dia 28 de setembro.

O objetivo do espetáculo apresentado para crianças e adolescentes do município, foi de ampliar as discussões sobre prevenção à violência e abuso sexual em crianças, a fim de promover mudanças significativas em nossa sociedade e diminuir este índice expressivo em que nos encontramos atualmente, de forma a prevenir, informar e identificar possíveis vítimas.

A responsável pelo departamento municipal de Assistência Social, Marcia Boff, comenta sobre a importância da prevenção e da informação acerca do assunto. “Algumas pessoas ainda acreditam que por sermos um município pequeno estes casos não ocorram, mas estão muito enganadas. Temos casos sim que atendemos, de forma sigilosa é claro. Geralmente após denúncias, o Conselho Tutelar atua prestando o auxílio e a assistência necessária tanto para a vítima como para a família. Trabalhamos durante todo o ano nas escolas, nos espaços dos grupos do CRAS e da Assistência Social, fazendo a divulgação deste trabalho e é muito importante que as pessoas que identifiquem um caso de abuso denunciem, pois é assim que podemos chegar até as vítimas”, ressalta. O número do Conselho Tutelar para denúncias é o 49 3358 9136 e também os munícipes tem a disposição o disque 100.