SECRETARIA DE SAÚDE ATINGE A META DE VACINAÇÃO DO SÁBADO “D”

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Ala, trabalharam em forma de plantão no último sábado (18), vacinando os grupos prioritários contra o Sarampo e a Poliomielite. Este foi o sábado “D” de vacinação e fez parte da programação nacional da campanha.
As duas unidades de saúde do município permaneceram abertas das 8h às 17h, com os profissionais a disposição da população para vacinar contra o Sarampo e a Pólio, crianças de 1 anos à menores de 5 anos ( 4 anos, 11 meses e 29 dias ), e também adultos com idade até 50 anos com a vacina da do Sarampo. (Adultos com menos de 29 anos devem tomar duas doses da vacina, de 30 à 50 anos uma dose, e acima de 50 anos não se faz necessária a vacinação).
A coordenadora do setor de vacinas, enfermeira Zenilda Stakonski, comenta que a meta do município, estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde, mais uma vez foi alcançada. “Tínhamos uma meta, de chegar a 62% do público alvo imunizado até o sábado “D”, e com a grande mobilização que aconteceu neste final de semana, alcançamos o objetivo. Ainda restam duas semanas de vacinação, mas acredito que conseguiremos mais uma vez bater nossas metas e isso se deve ao empenho de todos os profissionais envolvidos, mas principalmente da conscientização dos pais, que precisam trazer as crianças de 1 ano a menores de 5 anos para receberem as vacinas”, ressalta.
A Secretária Municipal de Saúde, Rafaela Dezen, enaltece o empenho de toda a equipe, que mais uma vez alcançou os objetivos da campanha. “Ainda não encerramos a campanha de vacinação, que vai até o final do mês de agosto, mas a meta do Dia “D” foi atingida. Temos que enaltecer o esforço da equipe do setor de vacinas, a enfermeira Zenilda e as Técnicas Eliane, Carmem e Tatiane, além da enfermeira Deiva que neste final de semana também auxiliou, o trabalho das agentes de saúde que atuam principalmente na divulgação da campanha, mas ainda temos muitas crianças a vacinar para atingir a meta como um todo, portanto, o trabalho continua. Não bastam os profissionais da Secretaria se dedicarem, os pais é que precisam se conscientizar e trazer os filhos para receberem as doses. Até dia 31 de agosto, a campanha segue nos dois postos de saúde e não tenho dúvida que alcançaremos a meta que foi preconizada pela Secretaria de Estado da Saúde.