AGOSTO DOURADO – SECRETARIA DE SAÚDE DE CORDILHEIRA ALTA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

A Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, está desenvolvendo durante o mês de agosto, atividades especiais que ressaltam a importância do aleitamento materno. A exemplo do que já ocorre em outros meses do ano, como outubro e novembro, com as cores rosa e azul respectivamente, que chamam a atenção quanto aos cuidados com a saúde da mulher e do homem, o mês de agosto foi marcado com a cor dourada, e o título “AGOSTO DOURADO”, como forma de difundir cada vez mais as informações e a conscientização das famílias quanto a importância da amamentação materna para a saúde dos bebês.

Uma equipe multidisciplinar, formada por Assistente Social, duas Fisioterapeutas, Nutricionista e Psicóloga, desenvolve atividades educativas durante todo o mês nas duas unidades de saúde, Francismar Tozzo, Bairro Rosa Linda, e Adrinei Fávero, no Distrito de Fernando Machado. Os temas abordados vão desde cuidados com a saúde da mamãe e do bebe no período Pré-Natal;  tempo de amamentação adequado; técnicas; dicas de legislação quanto aos direitos da mãe, principalmente na questão trabalhista; a participação e as responsabilidade dos papais em todo o processo e muito mais.

Amamentar é natural, mas não é algo fácil, exige dedicação e parcerias, porém a equipe de profissionais do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, que coordena as atividades em Cordilheira Alta, ressalta que não existe alimento melhor para o bebê.

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo. Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte:  aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais.