EDUCAÇÃO FARÁ DIA “D” DE DISCUSSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Na próxima terça-feira, 20, as instituição de ensino infantil e fundamental de Santa Catarina estarão mobilizadas para o dia “D” de discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e não será diferente em Cordilheira Alta. A discussão é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta.
Os profissionais de educação do município, os integrantes dos Conselhos Escolares e das APP’s, estarão reunidos na EBM Fernando Machado, elaborando o documento local, que fará parte do documento nacional, e que apresentará os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes ao longo da educação básica.
A linha de discussão deve seguir diretrizes pré-estipuladas, que respondem questões como:
 Como gostariam que fossem as pessoas de Cordilheira Alta daqui 20 anos?
 O que deve ser proporcionado hoje às crianças e jovens de Cordilheira Alta, para que cheguem a ser esses cidadãos que queremos?
 Como a BNCC, no contexto da escola, pode ajudar na formação dos cidadãos e da sociedade que que queremos?
O objetivo da mobilização, é criar um olhar de longo prazo para a educação de Cordilheira Alta, e traçar as metas e diretrizes a partir do presente, para se alcançar o futuro desejado.
A Secretária de Educação, Katia Ana Di Domenico, comenta sobre a importância do dia “D” de discussão da BNCC. “Neste dia os alunos do primeiro ao quinto ano não terão aula, mas a atividade dos profissionais da educação é de extrema importância para o futuro destas crianças e adolescentes. É muito importante o fato do MEC ter elaborado um documento nacional, ouvindo o que os municípios têm a contribuir. Será um dia de muito trabalho e acima de tudo, um trabalho muito importante para o futuro da educação do nosso município e consequentemente de todo o Brasil”, finaliza.