A CADA QUATRO AGENDAMENTOS NA SAÚDE DE CORDILHEIRA ALTA, UMA PESSOA NÃO COMPARECE

O governo municipal de Cordilheira Alta, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, não mede esforços para atender as demandas da população, com a assistência adequada, consultas, exames, cirurgias, medicamentos, transporte e tudo que se faça necessário para o atendimento de excelência na área, que já é marca registrada do município. Os resultados poderiam ser ainda melhores, caso uma parcela específica da população tomasse mais consciência quanto a importância dos benefícios oferecidos. De cada quatro encaminhamentos realizados via CIS AMOSC ( para exames e consultas fora das unidades de saúde municipais ), uma pessoa não comparece no dia e horário do agendamento. Para consultas agendadas nos postos de saúde o percentual de faltantes é um pouco menor, em torno de 20%, mas da mesma forma prejudicial ao sistema. As faltas ocorrem principalmente para os atendimentos com Pediatra, Fonoaudióloga, Ginecologista, Fisioterapeuta, Dentista, Psicóloga, Nutricionista e Geriatra.
O paciente que agenda um procedimento e não comparece, literalmente tira a vaga de outra pessoa que talvez fosse fazer melhor proveito do benefício, que é custeado com o dinheiro público que é do próprio cidadão.
De janeiro a junho de 2018, foram efetuados 2.059 encaminhamentos para exames e consultas via CIS AMOSC, porém, 539 tiveram que ser cancelados por falta dos pacientes na data agendada ( 26,17%). As consultas agendadas nos postos de saúde, para Clínico Geral e demais especialidades, chegaram ao número de 13.929 no mesmo período, das quais, mais de 2.700 (cerca de 20%), foram cancelas pelo não comparecimento do paciente.