Cordilheira Alta contará com escola modelo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está em processo de implantação no Brasil e é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação. Países desenvolvidos já organizam o ensino por meio de bases nacionais e o documento brasileiro define a linhas gerais do que os alunos das mais de 190 mil escolas do país devem aprender a cada ano.
Cordilheira Alta já realiza um trabalho na Educação Infantil alinhado à concepção da Base Nacional Comum Curricular desde o ano de 2017. Neste ano foi escolhida para ter a implantação da escola modelo, a partir das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da AMOSC e da BNCC. Este projeto deverá servir como referência para os demais municípios da região. Quem coordenará o projeto será a Pesquisadora do Ministério da Educação (MEC), Claudia Maria da Cruz, que estará trabalhando com professores, pais e profissionais da educação infantil do município já a partir da próxima semana. Uma das linhas de trabalho da pesquisadora será adequar às escolas, para que todos os espaços do ambiente escolar sejam promotores de aprendizagem. Após a implantação, será definido o plano de visitações de outros municípios, já que este é um dos objetivos do projeto.
A Secretária de Educação, Katia Ana Di Domenico Cechin, comemora a escolha de Cordilheira Alta para a realização do projeto. “Para nós é mais um motivo de orgulho termos sido escolhidos pela Claudia Maria. Nós já estamos trabalhando para a implantação da BNCC, mas com essa consultoria de uma das maiores referências do assunto, já que ela é pesquisadora do MEC na implantação da BNCC para a educação infantil em Santa Catarina, não tenho dúvida que atingiremos todos os objetivos. É uma grande responsabilidade servir como referência para os demais municípios, mas nós encaramos com muita naturalidade, pois buscamos todos os dias a excelência na educação. Não estamos encarando este projeto como uma forma de exposição regional da nossa educação, mas acima de tudo, como uma garantia de práticas que defendam princípios de promoção e valorização da infância e por consequência, a melhoria na qualidade da educação de nossas crianças, que é o principal objetivo do governo municipal”, comemora.
Claudia Maria da Cruz iniciará os trabalhos em Cordilheira Alta já na próxima terça-feira (15), quando apresentará a proposta para os professores, equipe de apoio e gestores, além de definir o plano de trabalho.