“ESTE SERÁ UM ANO DE INVESTIMENTOS EM OBRAS NO PERÍMETRO URBANO DE CORDILHEIRA ALTA”, diz Mauro Moresco.

O Governo Municipal de Cordilheira Alta inicia mais um ano de trabalho em situação confortável na questão financeira, graças a boa gestão dos recursos públicos. O Secretário de Administração e Fazenda, Mauro Moresco, fala em entrevista sobre os resultados alcançados em 2017 e sobre as previsões para 2018.

Secretario, quais são os principais resultados da gestão financeira do município em 2017?

Mauro – Foi um ano difícil, onde tivemos uma diminuição de arrecadação nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, mas mesmo assim terminamos 2017 com saldo bom em caixa e principalmente com todas as ações e os serviços públicos em dia. Iniciamos 2017 já com uma condição confortável, com um caixa deixado pela administração anterior no valor de praticamente R$ 2,4 milhões e acabamos o ano com um caixa de R$ 2,9 milhões. Ficamos felizes em conseguir este resultado, mesmo com a diminuição de arrecadação que ouve e com os aumentos das despesas que são naturais a cada ano, como reajustes de salários, aumento nos combustíveis, enfim, o aumento da despesa é natural não somente para  a prefeitura, mas para qualquer empresa.

Este caixa de reservas financeiras,, agora serve para repor os estoques e demais suprimentos necessários para que as Secretarias possam iniciar o ano de atividades?

Mauro – Não, estes estoques já estão todos em dia. Os estoques das Secretarias estão completos para o início dos trabalhos. Apenas na saúde alguns medicamentos para a farmácia terão ser adquiridos nos próximos dias, mas fora isso, todas as secretarias estão abastecidas e prontas para o início dos trabalhos a todo o vapor.

Onde o governo mais investiu recursos em 2017?

Mauro – Saúde e educação sem dúvida. Praticamente 50% de toda a arrecadação de 2017 foi para estes dois setores. A população pede que seja assim, ficou provado na pesquisa que realizamos há poucos meses: Para 70% da população, os maiores investimentos do governo municipal devem ser na Saúde e Educação. O investimento que realizamos nestas áreas prova que o governo está em sintonia com os anseios dos cidadãos cordilheiraltenses.  Além disso tiveram os investimentos na Infraestrutura que também são grandes, depois a agricultura e o Esporte e Cultura, enfim, esta é a ordem de investimentos: Educação, Saúde e Infraestrutura, Agricultura e Esporte e Cultura.

Financeiramente então o governo está saudável, e com relação a obras, o que Sr. pode destacar de 2017 mas principalmente para 2018?

Mauro – Em 2017 realizamos investimentos  com recursos próprios em obras e ações  importantes e necessárias, como a duplicação de Estação de Tratamento de água e o aumento dos reservatórios, a recuperação do asfalto, na rodovia municipal que liga o Centro a Fernando Machado, a reestruturação das estradas do interior, foi investido um valor considerável neste setor, mas 2018 deverá ser um ano de obras significativas, se as coisas acontecerem como estão programadas. Vamos falar somente no que temos projetado para os primeiros seis meses do ano: Já temos os recursos próprios garantidos em caixa para o asfaltamento do Residencial Cordilheira; depois na sequencia também o asfaltamento do Bairro Rosa Linda; Já no início do ano vamos fazer a instalação de duas academias; O posto de Saúde do Rosa Linda receberá uma reforma  e ampliação; A ampliação da escola de Linha Bento; A aquisição de um trator de esteiras e uma Escavadeira Hidráulica com emendas parlamentares mais recursos  próprios. Ainda poderemos ter o FUNDAN, se realmente vier como o governo do estado prometeu, serão aproximadamente R$ 800 mil que também serão investidos na reurbanização da cidade, no contorno viário que vai ligar a região da garagem da prefeitura ao Bairro Rosa Linda. Este deverá ser um ano de vários investimento em obras na área urbana, mas sempre cuidando muito da questão financeira, das reservas do município, o que nos dá tranquilidade se caso algum imprevisto possa ocorrer.