Assinado decreto de tombamento do Moinho São Domingos

Cordilheira Alta conta a partir de agora com um prédio tombado como patrimônio histórico e cultural do município. O prefeito assinou no dia 08 de agosto o decreto que dispõe sobre o tombamento do Moinho São Domingos. O decreto segue as disposições legais de proteção do patrimônio histórico, cultural e natural do Município de Cordilheira Alta e o reconhecimento do valor histórico, cultural e arquitetônico do bem imóvel denominado “Moinho São Domingos”.

Conforme o decreto o bem imóvel não poderá ser restaurado, demolido ou sofrer intervenções sem prévia e expressa autorização do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Cordilheira Alta – COMPAC.

Um dos prédios mais antigos do município receberá uma revitalização que o transformará em uma “Fábrica de Cultura” com recursos de R$ 1,1 milhão do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina. A contrapartida do município é de R$ 287 mil.

Com o recurso será realizada Reforma interna e externa (reboco, pintura); Novas aberturas; Novo telhado translúcido (vidro acústico); Novas instalações elétricas e iluminação; Ampliação da área dos sanitários e Acessibilidade interna. A intenção é que o moinho abrigue as salas das oficinas culturais, de dança, exposição e sede da Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo.