CONTAS EM DIA, RECURSOS EM CAIXA E 13º TERCEIRO GARANTIDO

A gestão das finanças do Governo Municipal de Cordilheira Alta, é algo que torna o município referência em toda a região. O governo entende a necessidade e a importância de valorizar o servidor público e seus direitos, pois não é executada somente pelo prefeito e pelos Secretários Municipais e sim, principalmente pelos servidores, cada um com suas atribuições, cada um em seu setor.

Décimo terceiro

O De forma muito prudente, o município trabalha com “PROVISÃO DE DÉCIMO” o que basicamente significa, que os recursos para o pagamento do decimo terceiro dos servidores, já estão sendo depositados em conta específica, mensalmente, desde janeiro. Por opção de gestão técnica e contábil, o Décimo Terceiro será pago entre os dias 15 e 20 de dezembro, em cota única, para evitar uma série de procedimentos contábeis necessários em caso de pagamento em duas parcelas. Como todas as demais obrigações do município, o décimo terceiro do servidor público está garantido.

Acertos com ACT´s

Da mesma forma que ocorre com o décimo terceiro, os recursos para os acertos com os servidores contratados em caráter temporário (ACT), férias, décimo terceiro proporcional e demais obrigações do município, já estão garantidos graças ao planejamento financeiro do governo.

Por que Turno Único?

A decisão do governo Municipal em implantar o Turno único em parte das secretarias, se deu pela diminuição de receita ocorrida nos últimos meses e o objetivo é a economia dos recursos para que os planejamentos financeiros não sejam alterados. A estimativa é de que se a arrecadação se mantenha nos patamares dos meses agosto, setembro e outubro, o município deixe de arrecadar R$ 1 milhão até o fim do ano, em comparação ao ano de 2016. Mesmo com uma diminuição tão drástica na arrecadação municipal, o governo encerrará o ano de 2017 com todas as contas em dia, principalmente com os servidores públicos e com diversas obras, ações e aquisições realizadas com recursos próprios. São exemplos destas obras, a recuperação do asfalto da rodovia que liga o centro à Fernando Machado, a duplicação da Estação de Tratamento de Água, contrapartida para a aquisição de trator de esteiras e Escavadeira Hidráulica entre outras. Somente nestes três exemplos, o município investiu em 2017 mais de R$ 1 milhão em recursos próprios. A questão da diminuição da receita não ocorre apenas em Cordilheira Alta e sim, em todos os municípios do Brasil e é necessário que o governo tome as providências necessárias para que os serviços públicos não sejam prejudicados e o servidor não tenha prejuízo, pois um serviço público de qualidade, depende de um servidor valorizado e motivado.

Dinheiro em Caixa

No próximo mês de dezembro, o Secretário de Administração e Fazenda, Mauro Moresco, estará realizando uma prestação de contas da gestão financeira de 2017, o que demonstrará que mesmo com diminuição de receita ao mesmo tempo que o município realiza grandes investimentos com recursos próprios, o governo encerrará o ano com recursos em caixa.