CENSO AGROPECUÁRIO 2017 INICIA EM OUTUBRO

No mês de outubro, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, iniciará em Cordilheira Alta e em todos os municípios do Brasil o Censo Agropecuário 2017. A operação censitária tem a finalidade de obter informações sobre o universo dos estabelecimentos agropecuários, constituindo-se no principal e mais completo diagnóstico da estrutura e da produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com demais setores da economia.

A Coordenadora do Censo na região de Chapecó, Cristiane Lazzarin, esteve em Cordilheira Alta na manhã da última terça-feira (22), na primeira reunião de trabalho com o Conselho Municipal de Geografia e Estatística ( CMGE ). O Conselho, formado pelo prefeito Municipal Carlos Alberto Tozzo, presidente da Câmara de Vereadores, Edimar dos Passos, Secretários Municipais, servidores públicos e representantes da sociedade civil, terá a função de acompanhar as etapas da realização do Censo, dando suporte , trabalhando na conscientização das famílias quanto a importância do trabalho, buscando soluções para eventuais problemas e informando o IBGE nos casos de maior complexidade.

Conscientização

A coordenadora do IBGE, Cristiane Lazzarin, ressalta a importância da conscientização das famílias do campo quanto ao fornecimento de dados corretos aos entrevistadores. “O IBGE precisa dos dados corretos de cada propriedade, pois são a partir destes resultados, que muitos programas em benefício dos agricultores são criados e mantidos. O Agricultor não precisa se preocupar em fornecer números de sua produção agrícola, pois os dados são altamente confidenciais e não há cruzamento com nenhum outro órgão, como receita Federal por exemplo.  O censo é necessário e bom para o município e principalmente para os próprios agricultores, desde que os dados coletados sejam realmente reais”, finaliza.

O IBGE deve iniciar as coletas de dados a campo na primeira semana de outubro e o prazo de término do trabalho é final de fevereiro de 2018, porém a coordenadora acredita que em Cordilheira Alta o Censo seja concluído antes da data limite.