Programa resgata a autoestima de mulheres de Cordilheira Alta e promove inclusão social

Como objetivo de atender às famílias em situação de vulnerabilidade social, e com renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, cadastradas no Bolsa Família, o governo municipal de Cordilheira Alta através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, desenvolve o programa “Mulheres Valorosas”.

O programa visa oportunizar a expressão e a descoberta das próprias capacidades, criando condições para que a mulher se torne agente de sua própria promoção;  – Resgatar  a autoestima, os valores culturais e espirituais, a responsabilidade e a solidariedade, através de diversas dinâmicas e vivências; – Despertar interesse para o bem estar, higiene, comida, lazer, educação como forma de garantir qualidade de vida; – Qualificar os grupos de mulheres para a autogestão e operacionalização de unidades produtivas, orientando para a constituição e participação da rede de economia solidária; – Capacitar os grupos, desenvolvendo atividades que potencializem a criatividade, aperfeiçoando e melhorando a qualidade do trabalho artesanal; – Proporcionar condições para que as mulheres estabeleçam novas relações sociais e laborais.

O programa é coordenado por uma equipe multidisciplinar, que atende  aspectos voltados para as áreas da Educação, Saúde e assistência Social e a metodologia se dá pelo desenvolvimento de atividades de artesanato, através de materiais recicláveis, retalhos e outros materiais fornecidos pelo programa, visando á aprendizagem e a autonomia dos participantes.

Os profissionais responsáveis pelo programa, As assistentes Sociais Marcia Boff e Claudia Zimmer, a Psicóloga  Jamile da Rosa e a instrutora Erna Dondrovski, trabalham temas como cuidados com a família, planejamento familiar, métodos anticoncepcionais, câncer de mama e de colo de útero, gripes e resfriados infantis, DSTs, higiene bucal, educação sexual e higiene pessoal, violência doméstica, valorização da mulher, relacionamento conjugal, educação e limites a serem dados aos filhos.

O Município oferece transporte e alimentação para as participantes. Os trabalhos são realizados as terças-feiras no Centro de Múltiplo uso atendendo as mulheres  de Linha Ipiranga e Linha Bento Gonçalves. As quartas feiras o trabalho acontece no Distrito de Fernando Machado e as quintas-feiras em Colônia Bacia. Nas sextas-feiras  novamente no  Centro de Múltiplo uso, o programa é voltado para as mulheres da sede do Município. O primeiro trabalho a ser realizado em 2017 será a confecção de edredom.

O Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social Alceu Mazzioni, destaca a importância do programa. “É um programa de fundamental importância e já vem sendo realizado há alguns anos no município, trazendo sempre bons resultados para as mulheres que participam e principalmente satisfação para todas as famílias envolvidas”, ressalta.

O Prefeito Municipal de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo também comemora o sucesso do programa. “Temos muita alegria em poder realizar este programa  no município, que tem o objetivo atender as famílias em situação de maior vulnerabilidade e proporcionar aprendizagem e bem estar para as pessoas. É um importante fator de inclusão social para estas mulheres, por isso o município dá todo o respaldo necessário para a manutenção do programa”, finaliza.