CORDILHEIRA ALTA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

No mês de junho, aconteceu em Cordilheira Alta a 11 ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no auditório da prefeitura municipal e teve como palestrante a Assistente Social Roselaine Klaus Camatti, Social, Pós Graduada em Atendimento Integral a Família, Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.

A Conferência teve por objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. O evento também serviu apara a eleição dos delegados municipais para 11ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Como o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O debate contou com quatro eixos norteadores:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A Conferência de Cordilheira Alta teve como como objetivos específicos:

I- Avaliar os avanços obtidos na gestão do trabalho no SUAS e propor estratégias para

implementação da NOB/RH, como mecanismo para qualificar os serviços e consolidar o SUAS no sistema de proteção social não-contributivo brasileiro;

II- Analisar a qualidade da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social sob a lógica do trabalho articulado em rede (entidades socioassistencias e unidades estatais), do protagonismo e participação dos usuários e da valorização dos trabalhadores;

III-Propor estratégias para ampliação do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da pobreza extrema, definindo articulações intersetoriais prioritárias e formas de financiamento adequadas;

IV-Avançar na propositura de estratégias para a consolidação da participação e do controle social na assistência social, como eixo estruturante do SUAS, para o fortalecimento do protagonismo dos usuários e para valorização dos trabalhadores.