Cordilheira Alta recebe o programa Viver Saúde do SESC

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da polução de Cordilheira Alta, através de ações educativas de promoção da saúde, o governo municipal firmou parceira com o Serviço Social do Comércio ( SESC ), que estará instalado no município até o dia 30 de abril, com o programa Viver Saúde.

Na tarde desta segunda-feira (20), aconteceu o evento oficial de lançamento do programa no auditório da Prefeitura Municipal, com a presença da Gerente do SESC de Xanxerê, Cleonice Aparecida Goeten, do prefeito Municipal Carlos Alberto Tozzo, Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Alceu Mazzioni, Secretária de Educação Kátia Ana Di Domenico, ambas  secretarias que estarão coordenando o programam juntamente com os profissionais do SESC, e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edimar dos Passos. Também prestigiaram o evento, demais Secretários Municipais, servidores públicos, autoridades, empresários e comunidade em geral.

Programa Viver Saúde

O programa de saúde do Sesc contempla ações de promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde da população. A diretriz básica do Sesc é um trabalho eminentemente educativo, que permeie direta ou indiretamente todas as atividades e serviços desenvolvidos.

O viver saúde é um projeto pioneiro em Santa Catarina e trata-se de uma unidade móvel composta por um acervo temático sobre saúde e cidadania. Seu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento de ações de promoção da saúde, que buscam a participação comunitária e sua autonomia.

O conteúdo programático das ações do Sesc é formado a partir de parceria com a prefeitura municipal, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas. Seu acervo conta com Dvds educativos, folder’s, álbuns, jogos, banners, cartilhas e folhetos que permitem a realização de vivências, dinâmicas de grupo, cursos, oficinas, palestras e debates com os mais variados públicos.

O Viver Saúde, que teve início no mês de fevereiro e permanecerá no município até 30 de abril, é realizado em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e Assistência Social, e Secretaria de Educação de Cordilheira Alta. Ao longo deste período, realizará atividades educativas em escolas, grupos, instituições e demais espaços de interesse público.

O Secretário de Saúde e Assistência Social Alceu Mazzioni fala sobre a importância do trabalho educacional. “Na saúde sabe-se que o trabalho preventivo é o mais importante, por isso a implantação do programa Viver Saúde no nosso município renderá ótimos frutos para a nossa população, pois ele trabalha exatamente a questão de educação. Este é um programa pioneiro em Santa Catarina e ficamos muito felizes em poder desenvolvê-lo junto com o SESC em  Cordilheira Alta”, ressalta.

O prefeito Carlos Alberto Tozzo comemora a parceria com o SESC. “É um trabalho diferenciado este que o SESC realiza com o programa Viver Saúde, e nós do governo municipal ficamos honrados em poder prestar mais este serviço à nossa população”, finaliza.