SEC. MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – Trabalho pedagógico como carro chefe da nova administração

A nova Secretária de Educação de Cordilheira Alta, Katia Ana Di Domênico, fala sobre sua carreira profissional e as principais metas frente a uma das mais importantes pastas da administração municipal.  Professora há mais de 25 anos, sete deles dedicados à direção da E.B.M Fernando Machado, Kátia também trabalhou como Diretora Geral de Educação Infantil na gestão 2013/2016 da Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta.

O Município conta hoje com três escolas municipais, E.B.M Fernando Machado, E.M. Bento Gonçalves e C.E.M. Mediação, que juntas atendem a mais de 570 alunos, desde a educação infantil, com crianças a partir de seis meses de idade até o nono ano do ensino fundamental.  A secretária municipal ressalta que Cordilheira Alta possui uma boa estrutura de trabalho na área da educação, porém sempre há setores onde são necessárias melhorias. “O ex-prefeito Alceu Mazioni fez um bom trabalho na Educação, mas temos sempre que melhorar. A estrutura física das unidades de ensino é algo onde temos que investir. Nossas escolas carecem de novas  salas de aula, espaços otimizados e mais amplos, temos que ampliar a estrutura física e vamos trabalhar buscando isso nesta nova gestão junto com o prefeito Picasso. Também temos um projeto para a construção de um centro onde atenderíamos a todos os alunos da educação infantil em uma estrutura, apropriada e independente das demais escolas ”, comenta Kátia. A Secretária cita a questão estrutural, mas aponta o trabalho pedagógico como principal foco de sua gestão. “O ‘Carro chefe’ da nossa administração será o trabalho pedagógico, lá dentro da sala de aula  e também o investimento na formação continuada dos professores. Temos que dar todo o suporte necessário para que o professor possa desempenhar bem a sua função. Temos crianças com dificuldade de aprendizagem que necessitam de atendimento diferenciado. Outra questão também na área pedagógica, são os alunos com necessidades especiais. Para os alunos  que apresentarem laudo médico será contratado o segundo professor, hoje nós já temos quatro alunos nesta situação e os professores serão contratados. Nós queremos dar ênfase na questão pedagógica, que envolve diretamente o ensino e a aprendizagem do aluno lá dentro da sala de aula, a formação continuada dos professores e a estrutura das nossas escolas, essas são as nossas principais metas”, ressalta.

Semana de preparação

Na próxima semana uma série de atividades envolvem os profissionais da área de educação do município, visando a preparação para o início do ano letivo.

• Segunda-feira (06) – Palestra  motivacional com todos os profissionais da educação;
  • Terça-feira (07) – reunião geral com todos os servidores municipais da educação;
  • Quarta-feira (08) – As escolas realizam reuniões internas, tratando assuntos de interesse de cada unidade de ensino;
  • Quinta-feira (09) – Curso de formação sobre planejamento que envolve a questão pedagógica;
  • Sexta-feira (10) – Reuniões de planejamento por áreas: Educação Infantil, Séries iniciais ( primeiro ao quinto ano ) e anos finais ( sexto ao nono ano ).

Início das aulas

Na segunda feira dia 13, acontece o início das aulas nas três escolas municipais. Já estão agendadas também as Assembleias de pais, nos dias 21/02 – E.M. Bento Gonçalves, 22/02 – E.B.M Fernando Machado e 23/02 – C.E.M. Mediação.