Cordilheira Alta decreta situação de emergência devido vendaval

No dia 17 de outubro de 2023, o Prefeito Municipal de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini, em cumprimento às atribuições legais e considerando a situação ocorrida, decretou (decreto nº 539/2023) situação de emergência nas áreas do município em decorrência de um vendaval classificado como COBRADE 1.3.2.1.5.

O vendaval impactou dezenas de famílias no Bairro Centro, causando danos significativos, incluindo a destruição total do telhado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a parcial destruição do telhado do Centro Administrativo Municipal e do Ginásio Municipal Ludovico J. Tozzo, o rompimento de calhas de escoamento de água na UBS do Bairro Rosa Linda (gerando avarias na forração em gesso e equipamentos internos), bem como a parcial destruição de redes de distribuição de água e energia elétrica.

O município também enfrenta um apagão elétrico parcial e bloqueios em estradas devido à queda de árvores e postes, impedindo solicitações de auxílio. Preocupado com as previsões de chuvas nos próximos dias, o decreto visa garantir o abrigo seguro e saudável para as famílias afetadas.

No decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, visando a resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução. Além disso, convoca voluntários e autoriza campanhas de arrecadação de recursos na comunidade para apoiar as ações de assistência.

Devido aos problemas causados pelas fortes chuvas, as aulas das redes municipal e Estadual, além de oficinas da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, foram cancelados na terça-feira (17).

Em caso de emergência acione a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.